ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Campo Grande teve chuva até 40% acima do esperado em dezembro

Em outros pontos, valores variaram de 18% a 33% e também superaram a média

Por Cassia Modena | 28/01/2026 08:35
Campo Grande teve chuva até 40% acima do esperado em dezembro
Água da chuva e terra acumulados geraram transtornos a moradores do Jardim Noroeste em 9 de dezembro (Foto: Henrique Kawaminami)

Dezembro foi um mês de muita chuva em Campo Grande, segundo o balanço de um boletim divulgado ontem (27) pelo Cemtec (Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado). Uma das estações meteorológicas chegou a registrar precipitação 40% acima da média histórica para o mês, que é relativa a 1981 até 2010.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande enfrentou chuvas intensas em dezembro, com volumes até 40% acima da média histórica, segundo boletim do Cemtec. Estações meteorológicas, como a da UFMS e da Embrapa, registraram precipitações significativamente maiores, causando alagamentos e transtornos na cidade. No estado, Mundo Novo destacou-se com 439 mm de chuva, 144% acima do esperado, enquanto Paranaíba teve déficit de 58%.Além das chuvas, Mato Grosso do Sul registrou extremos climáticos: Aral Moreira teve a menor temperatura, 12,8°C, e Porto Murtinho alcançou 39,8°C. A umidade relativa do ar chegou a 21% em Itaquiraí e Ponta Porã, e rajadas de vento atingiram 98,6 km/h em Inocência. O cenário reforça a variabilidade climática na região.

Os dados foram coletados pelo pluviômetro (aparelho medidor de chuva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele está instalado na instituição desde janeiro de 2002.

Já a estação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Corte, que fica próxima do aeroporto internacional e é monitorada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), registrou chuva 18% acima da precipitação média histórica.

A estação do Jardim Panamá também apontou que a chuva ultrapassou em 40% a média. Na da Vila Santa Luzia, o valor foi 33% superior.

No ponto de medição da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aparecida Gonçalves Saraiva, no Bairro Universitário, a média foi 20% maior que o normal.

Naquele mês, a Capital enfrentou sequência de temporais que alagaram ruas, derrubaram árvores e provocaram queda de energia elétrica.

No Estado - O município de Mundo Novo registrou o maior volume de chuva de Mato Grosso do Sul. Foram 439 mm, valor que representa um desvio positivo de 144% em relação à média histórica local.

Campo Grande teve chuva até 40% acima do esperado em dezembro
Índice de chuvas registradas em 50 pontos de Mato Grosso do Sul (Imagem: Reprodução/Boletim Cemtec)

De 50 estações monitoradas pelo Cemtec no Estado, 23 tiveram chuvas abaixo da média, 26 tiveram acima da média e uma ficou dentro da média histórica. O maior déficit foi em Paranaíba, onde choveu -58% em relação ao esperado.

Extremos - A menor temperatura do mês foi registrada em Aral Moreira. Os termômetros marcaram 12,8°C em 17 de dezembro. A maior temperatura atingiu Porto Murtinho e foi de 39,8°C no dia 1º.

Em relação à umidade relativa do ar, o menor índice observado foi de 21% nos municípios de Itaquiraí e Ponta Porã em 4 de dezembro de 2025.

Quanto aos ventos, a maior rajada registrada foi de 98,6 km/h em Inocência (Faz. Recanto) no dia 12 de Dezembro de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.