Cansadão, tatu-canastra gigante consegue dormir cerca de 19 horas em toca
Conforme pesquisadores, o animal passa de 75 a 80% do seu tempo em repouso em suas tocas gigantes
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O tatu-canastra, um dos maiores tatus do mundo, passa cerca de 19 horas por dia dormindo em suas tocas, segundo o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Estudos revelaram que, ao contrário do que se pensava, o animal não passa tanto tempo se alimentando, mas sim descansando. Em um vídeo raro, uma tatu-canastra chamada Isabel foi flagrada saindo de sua toca durante o dia com seu filhote, Tim, comportamento incomum para a espécie, que é noturna. O tatu-canastra é crucial para o ecossistema, pois suas tocas abandonadas servem de abrigo para outras espécies e ele ajuda a controlar populações de formigas e cupins.
Você sabia que o tatu-canastra dorme cerca de 19 horas? Conforme o ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), por meio do Projeto Tatu-Canastra, em média, o animal passa de 75 a 80% do seu tempo na toca, em repouso.
Por construírem suas tocas também embaixo de cupinzeiros, os pesquisadores acreditavam que eles passavam o tempo se alimentando, mas os estudos com dispositivos que detectam movimento do corpo mostraram que o tatu fica dormindo mesmo.
Em outro vídeo, feito na Baía das Pedras, em Aquidauana, a imagem mostra a tatu Isabel sair em plena luz do dia com o seu filhote Tim. A cena chamou a atenção, porque eles são animais de hábitos noturnos.
“Já é raro obter imagens a cores do nosso gigante, pois ele passa a maior parte do tempo dormindo na toca e só sai à noite, então imagine a nossa surpresa e a nossa alegria quando vimos a Isabel sair em plena luz do dia com o seu filhote”, postou o ICAS em suas redes sociais.
Conforme o instituto, o tatu-canastra desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Ele é considerado um engenheiro do ecossistema. Suas tocas abandonadas servem de abrigo e área de descanso para diversas outras espécies. O animal também se alimenta de formigas e cupins, ajudando a reduzir populações desses insetos que podem comprometer a produtividade de pastagens.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.