Em MS, sexta-feira promete calor acima da média em 2º veranico
Fenômeno é caracterizado por estiagem e temperaturas acima de 5ºC em relação ao normal no outono

O segundo veranico do ano, caracterizado por estiagem prolongada e temperaturas elevadas no outono, pode fazer algumas cidades de Mato Grosso do Sul registrarem as máximas mais altas do centro-sul do País nesta sexta-feira (17).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O segundo veranico do ano deve provocar temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (17), com máximas podendo atingir 32ºC em Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana, cerca de 5ºC acima da média para o período. O fenômeno, caracterizado por estiagem prolongada e altas temperaturas no outono, é causado por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão no Sul do país. Uma frente fria prevista para o final de semana deve interromper o veranico, começando pelo Rio Grande do Sul.
Segundo previsão da Climatempo, os termômetros podem atingir os 32ºC em Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana. O valor representa mais de 5ºC acima do que é normal neste período do ano.
Outros estados também serão impactados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul (veja todos no mapa abaixo), mas suas temperaturas máximas não devem superar as dos municípios sul-mato-grossenses mais quentes.

O calor vai continuar no sábado (18), ainda de acordo com a Climatempo. Seguirá estável em Mato Grosso do Sul, se estendendo a Miranda. Já em São Paulo, ele deve aumentar em pelo menos 1ºC.
Além de enfrentar as altas temperaturas, sul-mato-grossenses e paulistas deverão se preparar para lidar com baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Sudeste e no Centro-Oeste.
O padrão da estação seguirá valendo: as manhãs e as noites serão mais frias, enquanto as tardes serão quentes.
A explicação para essas condições climáticas é a formação de um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão no Sul do país a partir desta quarta-feira (14). Eles impedirão o avanço de frentes frias sobre os estados do centro-sul até a metade da próxima semana.
Em queda em outras regiões - As cidades das regiões centro e sul de Mato Grosso do Sul, no entanto, não devem registrar o veranico. Pelo contrário, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que a temperatura cai hoje (14) porque esssa parte do mapa ainda está sob influência de uma frente fria.
Em Campo Grande, por exemplo, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. As temperaturas variam entre 19°C e 26°C, com ventos moderados, que podem atingir até 40 km/h. A umidade relativa do ar deve se manter elevada, acima dos 70%.
Frente fria - A Climatempo prevê o avanço de outra frente fria que vai suspender o veranico nos estados do Centro-Oeste e Sul.
Ela chegará primeiro ao Rio Grande do Sul neste final de semana, trazendo queda de temperatura a partir do domingo (18).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.