ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Filhotes de periquito-rei são resgatados após ninho cair durante poda de árvore

Aves foram levadas ao CRAS e polícia orienta sobre como proceder ao encontrar animais silvestres

Por Gabi Cenciarelli | 22/09/2025 12:48
Filhotes de periquito-rei são resgatados após ninho cair durante poda de árvore
Três filhotes de periquito-rei resgatados (Foto: PMA)

O corte de uma árvore em uma casa do bairro Aero Rancho, em Campo Grande, terminou com um resgate inusitado na tarde do último domingo (21). Três filhotes de periquito-rei, também chamados de papagaios-jardineiro, ficaram sem ninho e foram salvos pela equipe de Captura e Resgate de Animais Silvestres do 1º Batalhão da PMA (Polícia Militar Ambiental).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Filhotes de periquito-rei foram resgatados em Campo Grande após o ninho cair durante o corte de uma árvore. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada pelo morador e encaminhou as aves ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). A PMA alerta que capturar ou manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental. Em casos de animais feridos ou em risco, a orientação é não manuseá-los, manter distância e acionar a PMA ou órgãos ambientais competentes.

Segundo a corporação, o ninho caiu durante o trabalho de poda no quintal do morador. Ao perceber os filhotes expostos, ele acionou a PMA, que realizou a captura dos animais no local.

As aves foram encaminhadas ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passaram por avaliação veterinária e receberam cuidados especializados.

O que fazer se encontrar o animal em casa? — De acordo com a Lei federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e seu regulamento (Decreto nº 6.514/2008), toda a fauna silvestre brasileira é protegida, incluindo o periquito-rei. Embora a espécie não conste na lista nacional de espécies ameaçadas, a captura, a manutenção em cativeiro ou o comércio sem autorização dos órgãos competentes configura infração ambiental e pode resultar em multa e responsabilização penal.

A PMA orienta que, ao encontrar animais silvestres feridos ou em situação de risco dentro de casa, o morador não tente manuseá-los. A recomendação é manter distância, evitar contato com os animais e acionar imediatamente os órgãos ambientais. Em Campo Grande, é possível entrar em contato com a PMA pelo telefone (67) 9 984-5013.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.