ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 35º

Meio Ambiente

Prefeito pede ajuda do Exército para combater fogo no Taquari

Incêndio na reserva estadual dura quase uma semana e mobiliza brigadistas e fazendeiros

Por Kamila Alcântara | 04/10/2025 09:44

O avanço do incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, a 311 quilômetros de Campo Grande, levou o prefeito Weliton Guimarães (PSDB) a pedir ajuda do Exército Brasileiro para reforçar o combate às chamas. Segundo ele, o fogo já destruiu mais de 3 mil hectares da reserva e segue fora de controle mesmo após quase uma semana de esforços.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis (MS), já destruiu mais de 3 mil hectares de vegetação. O prefeito Weliton Guimarães solicitou apoio do Exército Brasileiro e mais aeronaves para combater as chamas, que persistem há quase uma semana. O fogo, iniciado por uma descarga elétrica há cerca de 15 dias, está sendo combatido por 22 brigadistas e 12 funcionários de fazendas vizinhas. Apesar do suporte de um avião do Imasul, autoridades locais afirmam que o difícil acesso à área exige reforço aéreo imediato para controlar a situação.

“Viemos aqui pedir ajuda para o Exército Brasileiro para estar indo no combate conosco, mais aeronaves. Agradeço ao Governo do Estado, que está com um avião, mas só um avião não dá conta, porque o acesso é difícil. Faz 5, 6 dias que está queimando intensamente. O nosso parque está queimando e precisamos de mais aeronaves que possam vir nos ajudar aqui”, declarou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, Elisberto Bufinha, explicou que a situação exige atenção redobrada desde que uma descarga elétrica teria provocado o incêndio há cerca de 15 dias.

“Estamos em estado de alerta ambiental. Na parte baixa, trabalhamos com aceiros e contamos com o apoio de fazendeiros e proprietários da região. Já a parte alta foi bastante atingida e, lá, o combate vem sendo feito com caminhões e apoio do setor agrícola”, relatou.

O fogo ainda não chegou à área dos aceiros principais, mas já consumiu grande parte da vegetação da reserva. De acordo com a prefeitura, cerca de 22 brigadistas e mais 12 funcionários de fazendas vizinhas atuam no enfrentamento ao incêndio, além de equipes da Secretaria de Obras e voluntários.

Mesmo com o esforço conjunto, as autoridades locais reforçam a necessidade de reforço aéreo imediato. “O parque em si está queimando. Eu, como prefeito, peço ajuda a todos para estar nos ajudando”, concluiu o prefeito.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.