ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Fórum irá reunir cerca de 100 palestrantes para discutir conservação do Pantanal

Evento acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, entre os dias 16 e 18 de agosto

Mylena Fraiha | 01/08/2023 18:21
Foto aérea da região pantaneira em 2019 (Foto: Arquivo/André Luiz Siqueira/Ecoa)
Foto aérea da região pantaneira em 2019 (Foto: Arquivo/André Luiz Siqueira/Ecoa)

Com o foco de discutir a conservação do Pantanal, o Fórum Pontes Pantaneiras irá reunir cerca de 100 palestrantes e moderadores em mais de 15 mesas redondas e painéis na Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Campo Grande. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto.

De acordo com a organização do evento, o fórum irá reunir autoridades, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil que possuem um profundo entendimento do Pantanal.

O objetivo é discutir soluções e possibilidades para um futuro sustentável no bioma, com destaque para casos bem-sucedidos de valorização da cultura, conservação da biodiversidade e desenvolvimento da região.

Ao longo de três dias, serão promovidos mais de 15 painéis e mesas redondas com a participação de cerca de 100 convidados, incluindo representantes do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Embrapa Pantanal, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Instituto Smithsonian, UCL (University College of London), CENAP/ICMBio, além das universidades federais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, WWF Brasil, entre outras instituições renomadas.

Agenda - No dia 16 de agosto, a cerimônia de abertura do evento contará com a presença de autoridades e a apresentação do grupo Guadakan pela Companhia de Dança do Pantanal.

No dia seguinte, 17 de agosto, serão realizadas as mesas redondas "Rede Pecuária Sustentável: Experiências e Potencialidades" e "Valorização do Capital Natural do Pantanal em Benefício dos Pantaneiros", com mediação da Embrapa Pantanal e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O foco do debate é a sustentabilidade na atividade pantaneira.

No mesmo dia, o evento também abordará a questão da igualdade e oportunidades para todos, por meio do painel "Protagonismo Feminino na Conservação Sociocultural e Ambiental do Pantanal". O debate visa conectará importantes lideranças femininas na região, desde pecuaristas até indígenas.

Ainda no dia 17 de agosto, o Fórum Pontes Pantaneiras dedicará espaço para a discussão sobre a conservação das Áreas Protegidas do Pantanal. O objetivo deste painel é ampliar os caminhos para assegurar a preservação dos recursos naturais, garantindo apoio técnico para a subsistência de mais de 8.000 povos tradicionais, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas, que há muito tempo adaptaram seus modos de vida com base na dinâmica ecológica do bioma.

No último dia do evento, 18 de agosto, será dada ênfase às relações humanas plurais e diversas no território pantaneiro, por meio das mesas redondas "Identidade Pantaneira no Mundo Atual" e "Diálogos e Experiências: Sociobiodiversidade Pantaneira". A mesa redonda contará com a participação de líderes e representantes das comunidades indígenas, quilombolas, pesqueiras, artesãs e ribeirinhas da região.

A programação completa e a lista de palestrantes e convidados podem ser acessadas no site oficial do evento: pontespantaneiras.org.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias