ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Homem é flagrado pescando com rede, abandona canoa a nado e some em mata

Ele pescava de noite no Rio Taquari durante período de piracema

Tainá Jara | 31/12/2019 15:34
Canoa e rede foram abandonadas por pescador que fugiu (Foto: Divulgação/PMA)
Canoa e rede foram abandonadas por pescador que fugiu (Foto: Divulgação/PMA)

Polícia Militar Ambiental de Coxim surpreende pescador usando rede no rio Taquari durante a piracema e apreende petrechos de pesca ilegais

Homem foi flagrado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Coxim, município distante 245 quilômetros de Campo Grande, na noite desta segunda-feira, pescando ilegalmente no Rio Taquari. O pescador agia durante o período da piracema utilizando rede, utensílio proibido pela lei. Ao avistar a fiscalização, ele fugiu da canoa a nado e sumiu em mata próxima ao rio.

A polícia descia rio Taquari descia com o motor desligado e, em uma região conhecida como “Rebojo”, fez o flagrante. O pescador abandonou a rede e a canoa que utilizava na pescaria criminosa. Duas equipes atuam na região de forma preventiva para coibir a pesca durante período de reprodução dos peixes.

Apesar de diligência, devido à escuridão e a mata ser muito fechada, o pescador não foi localizado. A tarrafa e a canoa foram apreendidas e indicaram que ele ainda não havia capturado nenhum peixe. No Taquari e no Coxim, as equipes ainda retiraram e apreenderam 81 anzóis de galho, petrechos proibidos, mesmo com pesca aberta, que estavam armados nos rios.

A PMA tentará identificar o pescador pelas características da canoa. Se identificado, ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700 a R$ 100.000.

Equipes continuarão se revezando em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema.

Nos siga no Google Notícias