Ipês roxos, amarelos e brancos têm florada sincronizada na BR-262
Fotógrafo mostra registros e ensina como apreciar o espetáculo partindo de Miranda

Trecho da BR-262 que passa por Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, reserva um show de cores para os olhos de quem passar por ali neste final de inverno. Neste domingo (7), o fotógrafo Jairton Costa fez vários registros das espécies que podem ser encontradas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ipês roxos, amarelos e brancos florescem simultaneamente na BR-262, em Miranda, Mato Grosso do Sul, criando um espetáculo visual para quem trafega pela região. O fotógrafo Jairton Costa registrou o fenômeno, que coloriu o Pantanal sul-mato-grossense neste final de inverno. A florada, que depende das condições climáticas e da saúde de cada árvore, mescla as cores vibrantes dos ipês roxos e amarelos. Os ipês brancos, com sua florada mais efêmera, também embelezam as margens da rodovia. O fotógrafo indica que o espetáculo pode ser apreciado ao longo de um trecho de 10 km após Miranda. A florada dos ipês brancos teve início no domingo, segundo Costa, que não havia observado as flores no dia anterior. A beleza das árvores pode ser contemplada em diversos pontos do Pantanal, estendendo-se até Corumbá.
A copa dos ipês-roxos, também conhecidos como piúvas, este ano, está se misturando à dos ipês-amarelos. Não existe uma ordem exata para a florada: ela depende das condições de temperatura registradas em cada período e da força que cada árvore tem para gerar flores.
- Leia Também
- Mais pálido do que os do Cerrado, ipê “importado” também colore a cidade
- Ipês roxos do MS conquistam fotógrafo de SP com espetáculo único da natureza
Já os ipês-brancos, de florada mais rápida, podem ser vistos na beira da estrada. Vale até parar para tirar uma selfie se o trânsito estiver tranquilo.
O fotógrafo indica como apreciar a beleza das árvores ornamentais. "Passe por Miranda; uns 10 km adiante, já começa a ver. Há lugares em que a mata está mais fechada e, em outros, os ipês aparecem mais, mas sempre há ipês floridos por todo o Pantanal; até em Corumbá dá para ver", diz.
Jairton acredita que a florada dos ipês brancos começou neste domingo, pois fez o mesmo caminho ontem (6) e não viu as flores. Alguns dos ipês estão próximos à Fazenda Bodoquena, também em Miranda, explica.
Os ipês são árvores caracterizadas por apresentarem flores tubulares de cores intensas, dispostas em cachos. Elas perdem suas folhas no período de temperaturas frias e dão suas flores.
Confira a galeria de imagens: