ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Pantanal tem alerta laranja para temporal com ventos de até 100 km/h

Aviso atinge Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho

Por Kamila Alcântara | 21/11/2025 14:18
Pantanal tem alerta laranja para temporal com ventos de até 100 km/h
Alerta laranja para chuva intensa cobre região pantaneira do Estado (Foto: Reprodução)

O tempo seco que marcou os últimos dias em Mato Grosso do Sul dá lugar a um cenário de instabilidade no oeste do estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, de perigo, para chuvas intensas na região pantaneira entre as 20h desta quinta-feira (21) e 9h de sexta-feira (22). O aviso prevê acumulados de 30 a 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos que podem chegar aos 100 km/h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Pantanal sul-mato-grossense está sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades com ventos de até 100 km/h. O aviso, válido entre quinta e sexta-feira, abrange os municípios de Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho, com previsão de chuvas intensas e acumulados de até 100 milímetros. A mudança climática ocorre após uma sequência de dias com baixa umidade na região, onde Aquidauana registrou índice de 14%, inferior ao do Deserto do Saara. Há riscos de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas. As temperaturas permanecerão elevadas, podendo atingir 38°C em algumas áreas do estado.

O alerta vale para Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho, municípios que nesta semana também registraram alguns dos menores índices de umidade do país. Aquidauana chegou a marcar 14% de umidade relativa do ar, índice abaixo do registrado no Deserto do Saara, que gira em torno de 16%.

De acordo com o Inmet, além da chuva forte, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, o instituto orienta que a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos de torres ou placas de publicidade. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e consultar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.

O alerta acontece no mesmo período em que o estado enfrenta uma sequência de dias com baixa umidade e calor intenso. Nesta quinta-feira (20), quatro cidades de Mato Grosso do Sul apareceram entre os menores índices de umidade do Brasil, conforme medições feitas pelo Inmet. Além de Aquidauana, Sonora e o distrito de Nhumirim marcaram 16%, enquanto Corumbá e Campo Grande chegaram a 18%.

Para esta sexta-feira, ainda haverá áreas com tempo firme, mas a meteorologia aponta condições favoráveis para chuva no sudoeste, oeste e noroeste, com possibilidade de tempestades localizadas acompanhadas de raios e rajadas de vento, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Nas demais regiões, há chance de pancadas isoladas, mas com menor probabilidade.

As temperaturas continuam altas. Em Campo Grande, os termômetros podem alcançar 35°C. No sul e no Cone Sul, as máximas variam entre 29°C e 34°C. No Pantanal e no sudoeste, o calor chega a 38°C, mesma faixa prevista para parte do Bolsão, leste e norte do estado.

A recomendação é de atenção redobrada para quem mora ou circula pela região pantaneira, especialmente no fim da tarde, quando a instabilidade costuma se intensificar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.