Segunda superlua do ano poderá ser vista na noite de quarta-feira
Novembro também terá pico da chuva de meteoros Leônidas
A primeira semana de novembro terá a segunda superlua do ano, prevista para quarta-feira (5). Segundo o guia de efemérides astronômicas, produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o fenômeno poderá ser visto durante toda a noite.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A segunda superlua de 2025 poderá ser observada na quarta-feira (5), durante toda a noite, conforme previsto pelo Observatório do Valongo da UFRJ. O fenômeno será visível a partir das 18h45, horário de Brasília, sem necessidade de equipamentos especiais. O mês de novembro também será marcado pela chuva de meteoros Leonidas, com pico previsto para o dia 17. As partículas poderão ser observadas na madrugada de segunda-feira, principalmente na direção leste. A última superlua do ano está programada para 4 de dezembro.
Essa será a penúltima superlua de 2025. A última aparição está prevista para o dia 4 de dezembro. Em ambas as datas, a visibilidade vai depender das condições climáticas de cada região.
De acordo com a previsão, na próxima quarta-feira, a Lua deve surgir no céu por volta das 18h45 (Horário de Brasília). A observação pode ser feita a olho nu, sem necessidade de equipamentos. Nessa fase, o astro parece maior e mais brilhante do que o normal.
Por que “superlua”? O termo tem origem indígena e está associado a ciclos da natureza, como épocas de caça e preparação para o inverno. Embora não seja um fenômeno raro, sempre chama atenção de observadores do céu, já que permite apreciar a Lua mais de perto, sem instrumentos.
Além da superlua, novembro também reserva outro evento astronômico. No dia 17, ocorre o pico da chuva de meteoros Leônidas. As partículas poderão ser vistas na madrugada de segunda-feira, principalmente na direção leste.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


