ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Taquari: Chuva traz alívio, mas fogo já destruiu 16,2 mil hectares

Prefeitura mantém decreto de emergência; brigadistas e Exército seguem monitorando possíveis focos ativos

Por Inara Silva | 07/10/2025 17:05


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A chuva que atingiu o Parque Estadual das Nascentes do Taquari (PENT), em Alcinópolis, norte de Mato Grosso do Sul, trouxe esperança para o controle do incêndio que já destruiu 16,2 mil hectares da unidade de conservação. O fogo, iniciado por um raio em 19 de setembro, consumiu mais da metade da área total do parque. O combate às chamas envolve brigadistas da prefeitura, funcionários de fazendas vizinhas e o Exército Brasileiro. O local, que abriga importantes nascentes do Rio Taquari, apresenta difícil acesso devido aos cânions e escarpas. Embora a chuva traga alívio, ainda não garante a extinção definitiva do incêndio.

A chuva que caiu nesta tarde sobre o PENT (Parque Estadual das Nascentes do Taquari), em Alcinópolis, no norte do Estado, reacendeu a esperança de conter o incêndio florestal que há quase três semanas devasta a unidade de conservação. Conforme informações do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felisberto Martins Rezende, o Bufinha, o fogo já destruiu 16,2 mil hectares até esta terça-feira (7), consumindo mais da metade da área total do parque, que tem 30 mil hectares.

Até ontem, haviam sido destruídos 9 mil hectares pelo incêndio. “Graças a Deus veio a chuva”, afirmou o secretário.

Segundo ele, chove em vários pontos do parque, com destaque para a Base do Cuitelo, localizada aos pés da serra, conforme mostra o vídeo.

Taquari: Chuva traz alívio, mas fogo já destruiu 16,2 mil hectares
Imagem de satélica mostra o tamanho da área destruída (Imagem: Reprodução)

Origem - O secretário informou que o fogo teve início após a queda de um raio no dia 19 de setembro. No dia seguinte, equipes do município e de fazendas vizinhas iniciaram o monitoramento por drone e tentaram o primeiro combate direto às chamas. “Entramos com 20 pessoas na mata, mas sem êxito. O local é de difícil acesso, com cânions, bordas e escarpas da serra. Tivemos que abrir picadas no mato e escalar penhascos”, relatou.

Desde então, as equipes permanecem mobilizadas, abrindo trilhas no meio da floresta e monitorando possíveis pontos de reignição. A chuva trouxe alívio, mas ainda não garante o fim definitivo do incêndio.

“A madeira queima de dentro para fora. Quando o vento sopra, as fagulhas podem reacender o fogo. Às vezes a chuva não é suficiente para se infiltrar nos troncos”, explicou o secretário.

Taquari: Chuva traz alívio, mas fogo já destruiu 16,2 mil hectares
Fumaça densa no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na tarde de segunda-feira (Foto: Divulgação)

Forças unidas - A operação de combate envolve brigadistas da Prefeitura de Alcinópolis, funcionários de fazendas do entorno e apoio do Exército Brasileiro, que realiza o monitoramento da área.

Devido à gravidade da situação, o prefeito de Alcinópolis decretou situação de emergência. O parque, que se estende também pelo município de Costa Rica, é uma das principais áreas de preservação da região norte do Estado e abriga nascentes que formam o Rio Taquari, um dos principais cursos que desaguam no Pantanal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.