"Um Dia no Parque" terá trilha, yoga e observação de aves de graça
Atividades serão realizadas no Parque Estadual do Prosa e no Parque Estadual Matas do Segredo
Neste domingo (20), Campo Grande terá atividades gratuitas para estimular o contato e a proteção à natureza no Parque Estadual do Prosa e no Parque Estadual Matas do Segredo, duas unidades de conservação da Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande oferece atividades gratuitas em parques neste domingo (20), celebrando o contato com a natureza, o Dia do Amigo e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. No Parque Estadual do Prosa e no Parque Estadual Matas do Segredo, haverá trilhas ecológicas, yoga ao ar livre e observação de aves. Algumas atividades exigem inscrição prévia. Recomenda-se vestuário leve e apropriado, além de água e lanches. O Parque Estadual do Prosa terá observação de aves a partir das 6h, trilha autoguiada (com inscrição por e-mail) a partir das 7h30 e yoga às 9h. O Parque Estadual Matas do Segredo, das 8h às 12h, oferecerá aulas de boxe, yoga e funcional, trilhas, observação de aves e atividades infantis. Atividades também serão realizadas no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica, e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí, no sábado (19) e domingo (20).
A proposta está alinhada ao movimento "Um Dia no Parque", promovido nacionalmente pela Pró-UC (Coalizão Pró-Unidades de Conservação), e em Mato Grosso do Sul, pelo Imasul (Instituto Estadual do Meio Ambiente). A edição deste ano tem o tema "Protegendo o que nos conecta", além de celebrar o Dia do Amigo e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Na Capital, a programação inclui trilhas ecológicas, yoga ao ar livre e observação de aves, além de ações de educação ambiental. É preciso se inscrever para participar de algumas atividades.
Recomenda-se usar roupas leves e compridas, boné/chapéu, levar água e garantir lanche para as atividades mais longas.
Veja detalhes:
Parque Estadual do Prosa
Ponto de encontro: portaria da Afonso Pena, na rotatória final da Afonso Pena, sem número. Confira no mapa.
A partir das 6h - Observação de aves
A passarinhada vai buscar diversas espécies que vivem no parque. Trazer binóculo e câmera fotográfica
A partir das 7h30 - Trilha autoguiada
A caminhada vai passar por trilhas sinalizadas e colocar participantes em contato com a natureza. É necessário se inscrever enviando e-mail para parqueprosa@imasul.ms.gov.br.
A partir das 9h - Yoga ao ar livre
A atividade será em grupo, com exercícios respiratórios, meditação e posturas. Levar tapete ou canga
Parque Estadual Matas do Segredo
Ponte de encontro: vindo pela Avenida Marquês de Herval, entrar na Avenida João de Paula Ribeiro. Ao avistar a placa do parque, entre à direita na Rua Josefina Mingarelli e acesse o local no final da rua.
Das 8h às 12h - Aula de boxe, aula de yoga, aula de funcional, trilhas guiadas, observação de aves, e diversão para as crianças com cama elástica e piscina de bolinhas.
Interior - No sábado (19) e também no domingo, o Imasul vai promover atividades em unidades de conservação do interior do Estado. Confira:
Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica
Local: Receptivo do PENT – Contêiner e Cânions
Sábado
A partir das 7h - Chegada e montagem de camping (levar sua barraca);
13h - Transporte em ônibus de Costa Rica - ponto de partida no Centro de Eventos Ramez Tebet;
13h - Pedal saindo do Centro de Eventos Ramez Tebet rumo ao parque;
17h - Aula de yoga (levar canga ou tapete);
18h - Jantar
19h - Sarau cultural com o cantor Hugo Sales
Domingo
5h - Observação de aves
Levar binóculo, câmera fotográfica e agasalho
6h - Saída de ônibus do Centro de Eventos Ramez Tebet
6h - Saída de ônibus de Alcinópolis
6h30 - Café da manhã
7h - Largada da Corrida
7h30 - Trilha guiada
8h - Pedal
8h30 - Trilha mediativa
9h30 - Aula de yoga
11h30 - Almoço gratuito
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí
Local: MS-283, km 63 – Porto Perabo. Acesso pela estrada de terra no km 40 da rodovia, conhecido como “7 placas” (ideal é seguir as placas e não utilizar GPS)
A partir das 6h - Observação de aves
Saída da sede do PEVRI. Levar binóculo, câmera e agasalho.
Demais atividades:
Passeio de caiaque no Rio Curupá com duas horas de duração, organizado pela empresa Pachamama Adventure; plantio de mudas; e passeio de bicicleta em trilha rústica (percurso de aproximadamente 25 km, com saída da sede do PEVRI).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.