Além de segurança, Riedel discute corte de gastos em encontro de governadores
Ministra da Saúde, Nísia Trindade, particiará da reunião para apresentar Programa Mais Acesso a Especialistas
Em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa do XVI Fórum Nacional de Governadores. Na pauta do encontro desta terça-feira (10), os chefes do Executivo de todo País irão discutir segurança pública, os impactos do pacote de corte de gastos anunciado pelo governo federal, a reforma tributária e saúde pública.
O ministro da Segurança Pública e Justiça, Ricardo Lewandowski, volta ao fórum para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que visa a criação de um pacto federativo para combater o crime organizado no Brasil.
Ao Campo Grande News, o tucano adiantou que pedirá apoio para custear sistema prisional. Ele argumenta que a União deveria assumir maior responsabilidade financeira e estrutural com presos considerados de alta periculosidade.
A ministra da saúde, Nísia Trindade, vai apresentar estratégias para implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas, que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convidado para discutir os impactos do pacote de cortes e ajustes fiscais apresentado pelo governo federal aos estados. O objetivo é economizar R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030, como parte do compromisso com o novo marco fiscal. A estimativa para os dois primeiros anos de impacto (2025 e 2026) é de R$ 71,9 bilhões.
Na 15ª edição do encontro, realizada no dia 28 de novembro, os governadores já haviam iniciados as discussões sobre segurança pública, saúde e assistência social. Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participaram das discussões.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.