ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Política

Além de segurança, Riedel discute corte de gastos em encontro de governadores

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, particiará da reunião para apresentar Programa Mais Acesso a Especialistas

Por Fernanda Palheta | 10/12/2024 08:15
Governador Eduardo Riedel (PSDB), durante pronunciamento na mesa de discussões com os demais governadores (Fotos: Renato Alves/Agência Brasil)
Governador Eduardo Riedel (PSDB), durante pronunciamento na mesa de discussões com os demais governadores (Fotos: Renato Alves/Agência Brasil)

Em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa do XVI Fórum Nacional de Governadores. Na pauta do encontro desta terça-feira (10), os chefes do Executivo de todo País irão discutir segurança pública, os impactos do pacote de corte de gastos anunciado pelo governo federal, a reforma tributária e saúde pública.

O ministro da Segurança Pública e Justiça, Ricardo Lewandowski, volta ao fórum para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que visa a criação de um pacto federativo para combater o crime organizado no Brasil.

Ao Campo Grande News, o tucano adiantou que pedirá apoio para custear sistema prisional. Ele argumenta que a União deveria assumir maior responsabilidade financeira e estrutural com presos considerados de alta periculosidade.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, vai apresentar estratégias para implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas, que tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convidado para discutir os impactos do pacote de cortes e ajustes fiscais apresentado pelo governo federal aos estados. O objetivo é economizar R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030, como parte do compromisso com o novo marco fiscal. A estimativa para os dois primeiros anos de impacto (2025 e 2026) é de R$ 71,9 bilhões.

Na 15ª edição do encontro, realizada no dia 28 de novembro, os governadores já haviam iniciados as discussões sobre segurança pública, saúde e assistência social. Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participaram das discussões.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias