ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 30º

Política

Comitê da Saúde vai mapear demandas da Capital para tentar ajuda do ministério

Deputado Vander Loubet será responsável por articular agenda; relatório deve apontar carências da pasta

Por Jhefferson Gamarra e Mylena Fraiha | 02/10/2025 15:27
Comitê da Saúde vai mapear demandas da Capital para tentar ajuda do ministério
Reunião entre o Comitê Gestor da Saúde e o deputado federal Vander Lubet (PT) (Foto: Divulgação)

O Comitê Gestor da Saúde de Campo Grande vai elaborar um relatório técnico com as principais demandas da rede municipal, que servirá de base para encaminhamentos junto ao Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pela prefeitura, que destacou que o grupo, implantado há pouco mais de 20 dias, vem cumprindo uma “extensa e propositiva agenda de trabalho”, incluindo maior aproximação com parlamentares das esferas federal, estadual e municipal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Comitê Gestor da Saúde de Campo Grande está elaborando um relatório técnico com as principais demandas da rede municipal para buscar apoio do Ministério da Saúde. O documento servirá como base para negociações em Brasília, com intermediação do deputado federal Vander Loubet (PT). A iniciativa conta com o apoio de parlamentares das esferas federal, estadual e municipal. A expectativa é que as primeiras reuniões aconteçam em até 20 dias, inicialmente com uma comissão técnica e posteriormente com o ministro Alexandre Padilha, visando solucionar problemas como a falta de insumos básicos na rede municipal.

De acordo com a administração municipal, o documento está em fase de elaboração e vai nortear as tratativas em Brasília. A prefeitura reforçou que a reunião desta quinta-feira (2) com o deputado federal Vander Loubet (PT) e o vereador Landmark Rios (PT) ocorreu justamente para fortalecer essa ponte com a União.

No encontro, ficou definido que Vander Loubet será responsável por articular a agenda no Ministério da Saúde, primeiro com uma comissão técnica e, em seguida, com o ministro Alexandre Padilha. A expectativa é que a apresentação do relatório e as primeiras reuniões aconteçam dentro de 15 a 20 dias.

“A reunião com o deputado Vander e o vereador Landmark nesta quinta-feira aconteceu neste sentido, e os parlamentares se colocaram à disposição para contribuir com o comitê, especialmente, fazendo essa ponte da agenda com a União. O Comitê Gestor da Saúde está organizando um relatório técnico com as principais demandas mapeadas, documento que está em elaboração e servirá como referência para os encaminhamentos”, confirmou a prefeitura.

Participaram do encontro a coordenadora do comitê, Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, e os demais membros: Catiana Sabadin Zamarrenho (Planejamento e Execução Estratégica), Andréa Alves Ferreira Rocha (Jurídico), Isaac José de Araújo (Finanças e Orçamento), Vanderlei Bispo de Oliveira (Administrativo) e André de Moura Brandão (Contratações).

Segundo Landmark, a primeira etapa será concluir o relatório para levar as demandas urgentes a Brasília. “Eles estão correndo contra o tempo, levantando todas as informações para apresentar pra nós. Nós pedimos urgência. Saúde não pode esperar. É agora, já. Isso não pode demorar”, afirmou.

O vereador destacou ainda que o encontro foi produtivo e sem viés partidário. “Primeiro, ficou claro que não deve haver ideologia nessa discussão para resolver o problema da saúde. Não dá para Campo Grande ficar sem algodão, sem álcool, sem dipirona, sem os insumos básicos. Existe um esforço muito grande da comissão, e quero ressaltar a resiliência deles em nos receber”, declarou.

Landmark também defendeu união entre parlamentares. “Precisamos envolver todos que têm compromisso com Campo Grande nessa pauta: senadores, os outros sete deputados federais, todos empenhados em resolver o problema da saúde.”

O vereador elogiou a postura da coordenadora do comitê. “Ela [Ivoni] foi super resiliente, muito preocupada com os números, focada em resolver os problemas. Eu vi uma comissão realmente preocupada. Toda a comissão estava reunida, nos aguardando, expondo os problemas e tentando encontrar soluções”.