Na volta do recesso, Câmara de Vereadores tem 2 projetos na pauta
Discussões serão sobre a criação de programas de conscientização e acesso à saúde para jovens

Os vereadores de Campo Grande voltam do recesso parlamentar do meio do ano com apenas dois projetos na pauta. De acordo com a Câmara Municipal, na sessão da próxima terça-feira (5), as discussões e votações serão sobre a criação de dois programas: um de conscientização e outro de acesso à saúde para jovens.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Vereadores de Campo Grande retornam do recesso com dois projetos de lei em pauta. O primeiro, de autoria do presidente da Câmara, Epaminondas Neto (PSDB), visa criar um programa de conscientização sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens. A proposta inclui eventos, palestras e campanhas informativas. O segundo projeto, do vereador Victor Rocha (PSDB), institui o programa "Se Cuida Jovem", incentivando o acompanhamento da saúde dos jovens. A iniciativa prevê a realização de exames de rotina e testes para ISTs em escolas, buscando a prevenção e o tratamento precoce de doenças.
Em primeira discussão, será votado o Projeto de Lei 11.463, apresentado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarros Eletrônicos. O texto prevê a realização de eventos, palestras, seminários, campanhas e debates referentes aos malefícios causados pelo uso de cigarros eletrônicos e derivados, além de temas relacionados.
- Leia Também
- O que Câmara proibiu no palco, PMs cantam em formação e com apoio de vereadores
- Obra na Ernesto Geisel cumpriu 65% do cronograma e ficará pronta em fevereiro
"O consumo de cigarros eletrônicos vem crescendo entre os jovens, em parte devido ao marketing direcionado e à percepção de que são menos prejudiciais que os cigarros tradicionais. O programa pode ajudar a desmistificar essa ideia e prevenir que uma nova geração se torne dependente de nicotina", disse o tucano na justificativa do projeto.
Já o Projeto de Lei 11.476 cria o programa "Se Cuida Jovem". A proposta, apresentada pelo vereador Victor Rocha (PSDB), tem o objetivo de incentivar a juventude a realizar acompanhamento de saúde. Uma das ações previstas é receber profissionais de saúde nas escolas para marcar exames de rotina e disponibilizar testagem rápida para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
"Ao promover ações educativas, campanhas de conscientização e a ampliação do acesso a exames preventivos, é possível identificar e tratar precocemente condições de saúde que, se não tratadas, podem evoluir para doenças graves", defendeu Rocha.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.