Votação é mais uma das opções para prova de vida ao INSS
A partir de agora, eleitor que comparecer às urnas terá o cadastro atualizado automaticamente
Portaria do INSS inseriu mais uma forma de prova de vida aos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social. A partir de agora, para quem votar a regularização será automática. TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e INSS farão o cruzamento de informações dos eleitores com as bases de dados federais, estaduais e municipais.
Essa é mais uma alternativa para a atualização de cadastro, feita anualmente. Também servem como prova de vida para o INSS o contato direto com os bancos pagadores de benefícios, além de comprovante de vacinação; cadastro em órgãos de trânsito; emissão/renovação de passaporte, carteiras de trabalho, de identidade e de motorista, alistamento militar e outros documentos que exigem presença física; recibo de pagamento de benefício por reconhecimento biométrico; declaração de Imposto de Renda; e registros de atendimentos presenciais ou perícias médicas em agências da Previdência Social.
Segundo a portaria, o INSS notificará o beneficiário quando não for possível a comprovação de vida pelos meios citados, comunicando que deverá realizá-la, preferencialmente, por atendimento eletrônico com uso de biometria ou diretamente na agência bancária.
No caso de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, o INSS agendará a realização da prova de vida sem deslocamentos dos beneficiários de suas residências.
Mas se nem uma dessas formas for utilizada, ficam suspensos, durante o ano de 2022, o pagamento de aposentadorias e pensões por falta da comprovação de vida.