ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 15º

Saúde e Bem-Estar

Campanha busca aumentar estoque de sangue e cadastro de doadores de medula

Hemosul alerta para baixa adesão à doação de sangue durante campanha em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto | 21/07/2025 22:32
Campanha busca aumentar estoque de sangue e cadastro de doadores de medula
Doador fecha o punho durante processo de coleta do sangue em bolsa. (Foto: Juliano Almeida)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e o Hemosul de Campo Grande iniciaram, nesta segunda-feira (21), campanha para estimular servidores e a população a doar sangue e se cadastrar como doadores de medula óssea. A ação acontece durante toda a semana com o objetivo de reforçar os estoques e salvar vidas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande inicia campanha para doação de sangue e medula óssea. A ação visa aumentar os estoques e atender à crescente demanda por sangue e medula, essenciais em tratamentos médicos e emergências. Servidores da saúde e a população em geral são convidados a participar.A iniciativa busca mobilizar a sociedade para o ato solidário de doar sangue, um gesto que salva vidas. O Hemosul Coordenador, Hemosul Santa Casa e Hospital Regional são os locais para doação. A campanha também incentiva o cadastro para doação de medula óssea, fundamental para pacientes com doenças hematológicas graves.

A campanha convida os trabalhadores da secretaria, tanto da sede quanto das unidades de saúde, e toda a comunidade a participarem da doação. A iniciativa surgiu para atender à demanda crescente por sangue e medula, essenciais para tratamentos médicos e emergências.

Regina Meirelles, servidora municipal há 22 anos, contou que começou a doar sangue após um acidente com o sobrinho, que precisou de transfusão. Desde então, ela faz doações anuais. “Eu tinha medo, mas me senti no dever de ajudar minha família. Doar sangue é um ato de amor”, afirmou.

Luzinete Dias, de 44 anos, destacou a importância da solidariedade. “Doar sangue é doar vida. Não sabemos quando alguém da nossa família pode precisar”, disse.

Mesmo quem não faz parte da Sesau pode ajudar. Cleber Francisco, de 43 anos, conferente de carga e descarga, frequenta o Hemosul para doar sangue e lamenta a baixa participação da população. “Eu doo quatro vezes por ano, mas o local deveria estar cheio e está vazio”, comentou.

A secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou que a prioridade é garantir atendimento e cuidado. “Precisamos mobilizar a sociedade para que esse gesto continue salvando vidas, mesmo sem saber quem será beneficiado”, declarou.

O Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Além dele, a doação de sangue pode ser feita no Hemosul Santa Casa, de segunda a sexta, das 7h às 11h, e no Hospital Regional, das 7h às 12h.

A campanha também incentiva o cadastro para doação de medula óssea, que pode salvar pacientes com doenças hematológicas graves.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias