Bonito agora tem voos das três principais aéreas do país

Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, com fama internacional por sua natureza exuberante. Não é por acaso que, esta semana, o município localizado a 260 km de Campo Grande, passou a receber voos diretos das três principais companhias aéreas do Brasil, todos conectando a região com São Paulo, simplesmente a maior cidade da América Latina.
Com a chegada da Latam, que nesta quinta-feira, 5, inaugurou sua rota entre São Paulo e Bonito (Latam faz primeiro voo da rota São Paulo/Bonito) para operar dois voos semanais, sempre às quartas-feiras e aos sábados, a partir do Aeroporto de Guarulhos, o município sul-mato-grossense passou a oferecer opções de voos das três grandes empresas aéreas do país. A Latam era a única empresa aérea nacional que faltava operar em Bonito, pois a Gol e a Azul já mantém voos para a cidade sul-mato-grossense a partir da capital paulista.
A Gol decola duas vezes por semana a partir do Aeroporto de Congonhas para Bonito, às terças-feiras e aos sábados. Já a Azul oferece o maior número de frequências. São três voos semanais: às terças, quintas e domingos a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Em fevereiro deste ano a Gol chegou a anunciar que em agosto iria suspender seus vos para Bonito, mas a empresa voltou atrás e manteve as operações.
A situação de Bonito é bem diferente do que acontece com Corumbá, considerada a capital do Pantanal, e Três Lagoas, que estão perdendo os voos de conexão com São Paulo e o resto do país. A suspensão do único voo da Azul para Corumbá, partindo de Campinas (SP) com conexão em Bonito, está prevista para o próximo mês de outubro. A decisão da Azul Linhas Aéreas de encerrar suas operações em 14 cidades brasileiras, anunciada em julho, incluiu também a cidade de Três Lagoas, sob a alegação de movimento de passageiros abaixo da média.
E o aeroporto? - Agora com as três empresas aéreas em atividade na cidade, naturalmente o fluxo de passageiros tende a crescer, e isso significa que será preciso ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto local, atualmente bastante limitada. Segundo o governo do estado, a expansão do terminal de Bonito já está em processo para ampliação da sua área atual de 783 m² para 1.709,88 m² em um projeto com investimento estimado em R$ 13 milhões.