ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Dicas para quem vai preferir fugir da folia de Carnaval

Por Paulo Nonato de Souza | 16/01/2026 12:18
Dicas para quem vai preferir fugir da folia de Carnaval
O passeio a cavalo é só um dos muitos atrativos na Estância Mimosa, em Bonito (Foto: Beto Nascimento/Grupo Rio da Prata/Divulgação)

O calendário de 2026 está perfeito para quem quer descansar, aproveitar longos finais de semana ou até mesmo planejar viagens. A primeira oportunidade do ano já está batendo na nossa porta: o Carnaval. Este ano a folia de momo vai começar no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, e só terminará no dia 18, quarta-feira de cinzas, ou seja, além do sábado e domingo ainda tem os dias 16 e 17, segunda-feira e terça-feira, que podem entrar da sua programação de folga prolongada.

Só tem um porém: o Carnaval não é considerado feriado nacional no calendário oficial. É classificado como ponto facultativo, o que significa que a liberação do trabalho depende de decisão de cada empregador ou órgão público, mas a relevância cultural da festa acaba prevalecendo e boa parte do país não funciona no período carnavalesco. Em Mato Grosso do Sul, os servidores serão liberados na segunda-feira e terça-feira, retornando o expediente normal na quarta-feira, 18, às 13h.

Nada mal hein! Afinal de contas, a folia é contagiante. Mas nem todos os brasileiros se rendem ao Carnaval. Muitos preferem ficar longe da agitação e aproveitam o feriado prolongado como chance valiosa de desacelerar, desconectar da rotina e encontrar refúgio em lugares mais tranquilos. Se você também não curte a festa e prefere momentos de sossego, comece desde já a fazer suas buscas nos seus canais preferidos de turismo pelo seu lugar ideal para uma escapada estratégica.

Apenas lembre-se de que Carnaval é sempre um período de alta temporada, os preços sobem, desde passagem, hospedagem e alimentação. Como o mês de janeiro já está quase no fim, vale o alerta para não deixar para fechar seu planejamento em cima da hora. Veja abaixo algumas dicas de destinos próximos a Campo Grande, todos cercados de natureza, onde poderá optar apenas pelo som do vento e dos animais:

BODOQUENA - São 271 km de Campo Grande. O município dá nome ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes com uma imensa diversidade de aves e mamíferos. Isso já justifica o passeio, mas tem muito mais. É um destino de ecoturismo com  grande quantidade de cachoeiras abertas à visitação. Na trilha ecológica da Boca da Onça, em meio a 4 km de mata, você tem a chance não apenas de contemplar as belezas da natureza do lugar, mas até mergulhar em piscinas naturais de água transparente e ainda tomar banho debaixo de algumas cachoeiras, nem todas permitem banho.

AQUIDAUANA - Para quem segue na rodovia BR-262 a partir de Campo Grande, são 140 km até Aquidauana e não demora muito para começar a contemplar a maior planície alagada do mundo com 250 mil quilômetros quadrados de extensão. Afinal, Aquidauana é a porta de entrada para o Pantanal. O cartão de visita é o Pantanal, mas há uma grande variedade de atrações turísticas, como as belezas naturais da Serra de Maracaju, um conjunto de montanhas que divide o Estado de Mato Grosso do Sul, os campos de cerrado, cachoeiras, cavernas e até praias de areia branca às margens do Rio Aquidauana.

MIRANDA - São 207 km desde a capital até chegar em Miranda, 74 km depois de Aquidauana, seguindo pela rodovia BR-262. A cidade é conhecida como Portal do Pantanal por ter parte da sua área urbana inserida em território pantaneiro, e tem no turismo rural uma de suas principais referências econômicas. No município há uma grande oferta de fazendas turísticas que podem ser buscadas na hora de fazer a sua escolha, como a Fazenda San Francisco e a Fazenda Caiman, por exemplo, e todas abertas para visitação o ano inteiro.

JARDIM E BONITO - São dois dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul que estão na mesma direção. A partir de Campo Grande o caminho de acesso aos dois municípios é o mesmo, ou seja, pela BR-060. São 237 km até Jardim e mais 70 km para chegar em Bonito. Tão próximos que muitos turistas confundem os locais de passeios de Jardim como se fossem de Bonito. Por exemplo, é comum postagens nas mídias sociais localizando a Lagoa Misteriosa e o Buraco das Araras em Bonito, quando de fato são atrativos de Jardim.

O Buraco das Araras é um gigantesco buraco de 100 metros de profundidade, 160 de diâmetro e 500 de circunferência, localizado na Fazenda Alegria, distante 28 km de Jardim e a 54 km de Bonito. É um refúgio de vida silvestre criado pela própria natureza, onde as aves são o centro das atenções de turistas brasileiros e de várias partes do mundo que o ano inteiro vão até lá por alguns momentos de contemplação da beleza do espetáculo que elas proporcionam.

Em Bonito, as famosas cachoeiras da Estancia Mimosa são imperdíveis. Além da tradicional trilha com paradas para banho em cachoeiras, a propriedade rural também conta com mirantes, passeio a cavalo e um ambiente familiar que acolhe adultos e crianças, combinando descanso e conexão com a natureza.

 A gastronomia é outro fator relevante no atrativo. O almoço típico sul-mato-grossense, servido no fogão a lenha, traz sabores regionais em um ambiente rústico e aconchegante, além do tradicional doce de leite servido como sobremesa e disponível também em potes para venda.

Os passeios são programados em agendamento prévio porque há um número limitado de visitantes por dia, seguindo práticas de sustentabilidade e conservação. É que o atrativo funciona em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), com responsabilidade de proteção permanente da área, situada a 24 km do centro de Bonito. Informações sobre reservas no (67) 99616-3082 ou direto no site oficial da Estância Mimosa.