Tirolesa mais alta das américas volta a operar em dezembro
Com 1.099 metros de altura, o passeio foi suspenso em 2024 e será atrativo no verão de 2026

Uma aventura nas alturas! Se você aprecia fazer passeios ao ar livre na natureza, então já pode começar a se programar para curtir de tirolesa uma vista deslumbrante sobre o cânion Fortaleza, a 1.100 metros de altura, no Parque Nacional da Serra Geral, localizada na divisa dos municípios de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Jacinto Machado, em Santa Catarina. Suspenso desde setembro de 2024, o passeio será reaberto na segunda quinzena de dezembro deste ano.
A programação da reabertura ainda não está definida. “Em breve serão divulgados mais detalhes sobre o atrativo, data exata do reinício, horário de funcionamento e valores”, diz nota divulgada pela empresa Urbia Cânions Verdes, responsável pela administração do Parque Nacional da Serra Geral. A promessa é de que o passeio estará pronto para atender o alto fluxo de turistas durante o verão, em especial os que buscam destinos diferenciados para as férias de fim de ano.
É a maior tirolesa das Américas. Além da altura de mais de mil metros, a extensão é de 720 metros. Para aproveitar o atrativo é necessário percorrer uma trilha até o Alto do Mirante, onde fica a plataforma de partida da tirolesa, em um percurso que leva cerca de 20 minutos. A descida pela tirolesa dura em média um minuto e meio em uma velocidade aproximada de 30km por hora. É um verdadeiro convite para contemplação da natureza exuberante do Parque Nacional de Aparados da Serra Geral.
De acordo com a Urbia, são fornecidos capacetes e cintos de segurança, que são fixados em uma cadeirinha específica para o passeio, presa a 02 cabos de aço independentes que suportam até 1000 quilos (ou 1 tonelada) cada um. “A cadeirinha conta com um compartimento para armazenar pequenos objetos, como celular e carteira, mas não é possível descer com mochilas”, informa.
“A experiência da tirolesa está focada na sensação de cruzar o céu sobre uma garganta do cânion, sentindo no rosto o vento e a umidade da viração enquanto podemos contemplar a majestade do Cânion Fortaleza. A tirolesa ajuda a tornar a visita ao cânion ainda mais significativa”, diz a nota da assessoria da Urbia. Importante lembrar que o parque é uma joia ecológica que destaca a importância da preservação ambiental. Suas trilhas evidenciam a riqueza natural da região de Jacinto Machado e Cambará do Sul, só reforça a necessidade de proteger o ecossistema para que as futuras gerações possam desfrutar de suas maravilhas.

