Volkswagen lança Amarok V6 2021 com 258cv de potência
A picape é a mais potente e cara do mercado brasileiro
A Volkswagen acaba de apresentar a Amarok V6 de 258cv de potência, a picape vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h (limitada eletronicamente), números de causar inveja a qualquer esportivo. Fabricada na planta de General Pacheco, na Argentina, as primeiras unidades da picape média mais potente do País desembarcam nas concessionárias da marca nas próximas semanas.
Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou ajustes no moderno motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cv (165 kW) para 258 cv (190 kW), um ganho significativo de 33 cv (25 kW), ou 15%, entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm. Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado significativamente, passando de vigorosos 56,1 kgfm (550 Nm) para impressionantes 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%, que está totalmente disponível entre 1.400 rpm e 3.000 rpm, garantindo força de sobra a todo momento.
Outra importante novidade em termos de performance é a função ‘Overboost’, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um incremento notável de 14 cv (10 kW), elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.
Atrelado a este moderno e agora revigorado motor 3.0 V6 Turbodiesel continua a eficiente transmissão automática de oito marchas, que também passou por uma recalibração, para adequação aos novos padrões de potência e torque. A transmissão entrega trocas suaves e praticamente imperceptíveis, este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante.
Assim como a transmissão automática, a tração integral 4MOTION foi mantida, dando capacidade e segurança, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).
Além dos itens de segurança listados acima, a picape também vem com bastante equipamentos de conforto e tecnologia, na topo de linha Extreme, por exemplo, oferece ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming & Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador de bordo ‘Premium Color’, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto ‘keyless’, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento revestidos parcialmente em couro.
Em termos de conectividade, as configurações Highline e Extreme trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in, sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto.
A Amarok será ofertada em três versões de acabamento – Comfortline, Highline e Extreme – e duas de motores – 2.0 TDI (turbodiesel) de 180 cv e 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv. Todas cabine dupla.
A picape tem 5.254 milímetros de comprimento, 3.097 milímetros de distância entre os eixos, 1.834 milímetros de altura e 1.944 milímetros de largura. Preparada para rodar grandes distâncias, o tanque de combustível tem capacidade para até 80 litros.
Já a caçamba tem uma capacidade volumétrica de 1.280 litros. Suas dimensões são 1.555 milímetros de comprimento, 580 milímetros de altura, 1.620 milímetros de largura e 1.222 milímetros entre as caixas de roda. A carga útil máxima, por sua vez, é de 1.156 quilos.
Assim como o motor potente o preço também é bem forte: R$ 243.290 para a versão Highline e R$ 256.390 para a Extreme, ambas sem contar os opcionais. A versão Black Style chega ao mercado por R$ 259.440.
A Amarok se torna a picape mais cara do mercado brasileiro, só para comparação a Toyota Hilux GR-S V6 a gasolina entrega 234 cv é vendida por R$ 222.990.
A Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, tem preço de R$ 232.990, porém é menos potente, vem com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv.
A picape S10 200cv, Ranger 200cv e Frontier 190cv, com valores bem inferiores que a Amarok: a S10 High Country é vendida a R$ 218.690, a Ranger Limited sai por R$ 222.490, a Frontier LE tem valor de R$ 223.370.