Com pedidos de prefeitos, Estado prevê 5 novos quartéis dos Bombeiros
Unidades serão abertas em Itaquiraí, Água Clara, Inocência, Fátima do Sul e Jardim, diz comandante do CBMMS

O governo de Mato Grosso do Sul pretende ampliar a presença do Corpo de Bombeiros Militar no interior do Estado com a construção de unidades em Itaquiraí, Água Clara e Inocência, além de quartéis em Fátima do Sul e Jardim. Outros 3 locais solicitaram unidades, mas não entraram na lista de execução imediata. Ficaram de fora Bandeirantes, Assentamento Itamaraty e Douradina.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul investirá na ampliação do Corpo de Bombeiros, com a construção de três novos quartéis e a reforma de outros dois. As novas unidades serão construídas em Itaquiraí, Água Clara e Inocência, municípios estratégicos na Rota Bioceânica. As obras em Itaquiraí já estão em andamento, com previsão de término para o primeiro trimestre de 2026. Em Água Clara, a previsão de início é 2027, e em Inocência o projeto ainda está em fase inicial. Além das novas construções, os quartéis de Fátima do Sul e Jardim serão reformados e ampliados. A previsão de entrega da obra em Fátima do Sul é para o primeiro semestre de 2026, enquanto em Jardim a previsão é para o início de 2027. As obras visam atender à crescente demanda da região, impulsionada pela Rota Bioceânica. O Corpo de Bombeiros também anunciou a compra de novas viaturas e a necessidade de um novo concurso público, devido à falta de candidatos remanescentes no último processo seletivo.
A confirmação foi feita nesta quarta-feira (23) pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), que afirmou que as obras fazem parte do planejamento institucional "Bombeiros na Rota", voltado a reforçar o atendimento nas regiões impactadas pela Rota Bioceânica.
- Leia Também
- Corpo de Bombeiros abre outro processo seletivo para oficiais de TI e músicos
- Bombeiros abrem 230 vagas temporárias em MS
Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, as obras de Itaquiraí já estão em andamento, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026. Entretanto, mais informações sobre a obra não foram localizadas no Portal da Transparência.
Já em Água Clara, a estimativa é de início em 2027, uma vez que o projeto ainda está em elaboração. Em Inocência, a proposta encontra-se na fase de projeto, ainda sem data de início definida.
O comandante Frederico explica que, além dessas construções, duas unidades já existentes também passarão por ampliações. Os quartéis de Fátima do Sul e Jardim terão suas estruturas reforçadas para comportar a expectativa de aumento populacional e de desenvolvimento regional com a Rota Bioceânica.
Segundo ele, Fátima do Sul tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026, enquanto Jardim está prevista para o início de 2027. No caso de Fátima do Sul, o contrato firmado entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a empresa Monticello Engenharia LTDA prevê a conclusão da obra até 28 de setembro de 2026, com valor de R$ 1,83 milhão.
Até agora, apenas 2,1% da obra foi executada, conforme informações disponíveis no Portal da Transparência. No caso de Jardim, a obra ainda não aparece no Portal da Transparência e nem teve valores definidos.
“Todas essas obras serão construções do zero e contarão com estrutura completa, incluindo viaturas”, informou o comandante. De acordo com ele, como não há unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Itaquiraí, Água Clara e Inocência, será necessária a aquisição de toda a infraestrutura, o que inclui os veículos operacionais.
Segundo o coronel Frederico, a compra das viaturas já está sob responsabilidade da Suplantec (Superintendência de Planejamento, Tecnologia e Projetos) da Sejusp, com previsão de entrega em até 180 dias após a assinatura do contrato.
Efetivo – Em nota, a corporação destacou a abertura de um Curso de Formação de Soldados com 250 vagas neste ano, das quais 186 foram preenchidas. Como não há candidatos remanescentes, será necessário realizar um novo concurso público.
A corporação também informou que foi autorizado, neste ano, um processo seletivo simplificado para a contratação de 230 bombeiros temporários.
Indicações – A ampliação da cobertura também atende a demandas parlamentares. Entre junho e julho deste ano, deputados estaduais encaminharam uma série de indicações à corporação a pedido de prefeituras. Em Ponta Porã, foi solicitado um quartel no Assentamento Itamarati e uma base no distrito de Nova Itamarati.
Já em Bandeirantes, foi pedido um estudo de viabilidade para implantação de unidade, enquanto em Douradina foi solicitada a construção da sede própria do 2º Grupamento de Bombeiros. Em Aparecida do Taboado, foi solicitada a aquisição de viaturas de atendimento pré-hospitalar.
Sobre essas sugestões, o Corpo de Bombeiros informou que apenas Bandeirantes está em fase de estudo para implantação, que será encaminhado à Sejusp. Em relação a Ponta Porã, não há planejamento atual para atender à solicitação. Douradina continuará com atendimento realizado por efetivo de quartéis vizinhos e, em Aparecida do Taboado, o processo de aquisição das viaturas está em fase final.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.