Escolas iniciam campanha para atualizar caderneta de vacinação de alunos
Sesau informou que a vacina irá depender do cronograma da Unidade Básica de Saúde de cada escola

Começou nesta segunda-feira (14), a campanha da Semana Saúde na Escola, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A iniciativa, realizada pelos Ministérios da Educação e da Saúde, ocorrerá até o dia 25 de abril.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha "Semana Saúde na Escola", promovida pelos Ministérios da Educação e da Saúde, começou em Mato Grosso do Sul e vai até 25 de abril. O objetivo é vacinar estudantes da Rede Estadual de Ensino contra doenças como febre amarela, tríplice viral e bacteriana, meningite e HPV. A ação faz parte da estratégia "Aluno Imunizado", que busca atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. A vacinação pode ocorrer nas escolas ou nas Unidades de Saúde, mediante autorização dos responsáveis. A campanha visa principalmente ampliar a cobertura da vacina contra o HPV.
Apesar de todas as vacinas do calendário estarem disponíveis, exceto a da dengue, a campanha é realizada com foco maior na aplicação de vacinas como: febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana para estudantes com até 15 anos de idade.
Estudantes maiores de 5 anos e menores de 15 anos também poderão vacinar contra meningite e HPV.
Conforme informou a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a ação faz parte da estratégia “Aluno Imunizado”, que já está em andamento em Mato Grosso do Sul, como parte da Campanha Nacional de Vacinação, dentro do período preconizado pelo Ministério da Saúde, que teve início no dia 1° de abril e segue até 31 de maio.
A ação é realizada pela SES, por meio da coordenadoria de Imunização e do Programa Saúde na Escola, em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, explica que entre os dias 14 e 25 de abril será intensificada a vacinação, além de também ampliar a cobertura da vacina contra HPV.
“Já fizemos reunião de alinhamento, cada município vai executar conforme o cronograma local e o calendário escolar. É um trabalho articulado que já está em andamento desde o dia 1° de abril, e vai abranger alunos de todas as faixas etárias”, disse.
Ainda conforme ele explica, os municípios podem trabalhar com três opções. A primeira é levar a vacina na própria escola; a segunda é fazer avaliação e dar o encaminhamento para a Unidade de Saúde; e o pedido da Declaração de Vacinação Atualizada.
Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a vacina irá depender do cronograma da Unidade Básica de Saúde de cada região onde a escola está localizada.
Para a vacinação, o aluno precisará apresentar a autorização por escrito dos pais ou responsáveis por ele.
“Esta ação tem como principal objetivo a ampliação da cobertura da vacina HPV, que protege contra diversos tipos de câncer, entretanto também poderá ser ofertada outras doses para a atualização da caderneta de vacinação”, disse a Sesau em nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.