ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Esposa e filha de chinês morto em acidente virão a MS para coleta de DNA

Das 4 vítimas da queda de aeronave, ainda falta a confrontação de material genético do arquiteto

Por Silvia Frias | 29/09/2025 11:00
Esposa e filha de chinês morto em acidente virão a MS para coleta de DNA
Kongjian Yu morreu no dia 23 de setembro na queda de avião em Aquidauana (Foto: Reprodução/Sohu)

A esposa e a filha do arquiteto chinês Kongjian Yu virão ao Brasil na quarta-feira (1º) para coleta de material genético, necessária ao confronto com o perfil genético dele, morto em acidente aéreo ocorrido no dia 23 de setembro, em Aquidauana. Após a confirmação da identidade, que deve ocorrer em meio período, o corpo será liberado para velório e sepultamento em Pequim.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Familiares do arquiteto chinês Kongjian Yu, morto em acidente aéreo em Aquidauana (MS), chegarão ao Brasil na quarta-feira (1º) para coleta de material genético. Após a confirmação da identidade, o corpo será liberado para sepultamento em Pequim. Yu era mundialmente reconhecido pelo conceito das "Cidades-Esponja". O acidente ocorreu em 23 de setembro, quando um Cessna 175 colidiu com árvores durante aproximação para pouso. Além do arquiteto, morreram os documentaristas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros. Yu estava no Pantanal estudando o bioma como filtro natural.

De acordo com a assessoria da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), a vinda de familiares do arquiteto foi confirmada por representantes da Embaixada da China no Brasil.

Os representantes, a terceira-secretária Brena Jn Jia Rui e o líder Hou Fang Chao, participaram de reunião com o coordenador-geral de Perícias e Identificação de Mato Grosso do Sul, José de Anchieta Souza Silva. Na ocasião, também realizaram visitas ao IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) e ao IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

Na reunião, o coordenador explicou os procedimentos da coleta e o tempo para o resultado da confrontação. "É rápido: quando tiver o DNA dela [filha], imagino que uma manhã ou uma tarde já resolve".

Reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”, que propõe soluções urbanas para absorver o excesso de água, Yu também foi editor-chefe da revista Landscape Architecture Frontiers e dirigia a Turenscape, um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo.

De sexta até ontem, a Universidade de Pequim fez homenagem a Yu, fundador da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo.


O acidente – Kongjian Yu estava no Cessna 175, prefixo PT-BAN, que caiu por volta das 18h da última terça-feira. Ele estava no Pantanal a trabalho, estudando o funcionamento do bioma como filtro natural, e era personagem central do documentário Planeja Esponja.

Com ele estavam os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., que trabalhavam nas filmagens, além do piloto da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.

Os corpos dos três brasileiros já tiveram confirmação do DNA e foram liberados. Marcelo Pereira de Barros foi sepultado sábado (27), em Aquidauana.

Rubens Crispim Júnior recebe homenagens hoje, das 11h30 às 15h30, na Avenida Francisco Falconi, na Vila Alpina, com sepultamento no Cemitério São Pedro, em São Paulo. Já o corpo de Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz será velado amanhã, das 9h30 às 13h30, na Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, na Vila Clementino, também na capital paulista.

O relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), divulgado também na sexta-feira, revelou que o Cessna 175, de prefixo PT-BAN e fabricado em 1958, colidiu com árvores durante a aproximação para pouso, antes de atingir o solo.

A aeronave, que decolou de um aeródromo não cadastrado, fazia voo privado para a pista da fazenda. Inicialmente, havia a hipótese de que uma manada de queixadas teria invadido a pista, obrigando o piloto a arremeter, mas o documento oficial descarta, por ora, essa versão.

Esposa e filha de chinês morto em acidente virão a MS para coleta de DNA
Reunião entre represenantes do IALF e da Embaixada da China sobre morte do arquiteto chinês Kongjian Yu (Foto/Maria Ester Rossoni/Polícia Científic

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.