ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Governo promete implementar 17 novos centros de atenção psicossocial até 2029

Expansão da RAPS prevê arranjos regionais para atender pequenas cidades e ampliar a cobertura de saúde mental

Por Ketlen Gomes | 03/09/2025 13:24
Governo promete implementar 17 novos centros de atenção psicossocial até 2029
Reunião da CIB apresenta novo Plano de Ação Regional voltado à saúde mental. (Foto: Divulgação/GOVMS)

O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (3) a expansão da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), que deve ampliar a cobertura de saúde mental para 69 municípios de Mato Grosso do Sul. O plano prevê chegar a 56 unidades de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) até 2029, o que representaria 87% do território sul-mato-grossense.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou a expansão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que ampliará a cobertura de saúde mental para 69 municípios. O plano prevê alcançar 56 unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) até 2029, cobrindo 87% do território estadual. A iniciativa inclui a criação de 17 novos CAPS, três CAPS regionalizados, quatro Serviços Residenciais Terapêuticos e uma Unidade de Acolhimento Adulto. A rede já apresentou crescimento, passando de 33 CAPS em 2022 para 40 unidades em 2025, beneficiando especialmente municípios de pequeno porte.

A iniciativa foi debatida durante a 388ª reunião ordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada no dia 22 de agosto em Campo Grande. Na ocasião, foi apresentado o novo PAR (Plano de Ação Regional), aprovado por meio da Resolução CIB/SES (Secretaria de Estado de Saúde) nº 864, em 29 de agosto.

O documento estabelece a regionalização da saúde mental como eixo estruturante da RAPS, permitindo que municípios de pequeno porte formem arranjos regionais para habilitar serviços e acessar recursos federais e estaduais. O planejamento inclui a criação de 17 novos CAPS, três CAPS regionalizados, dois SRTs (Serviços Residenciais Terapêuticos) regionais, dois SRTs municipais e uma UA-A (Unidade de Acolhimento Adulto) municipal.

O governo destaca ainda que a rede já teve avanços recentes: de 33 CAPS em 2022, passou para 40 unidades em 2025. Os valores destinados à nova expansão ainda não foram confirmados, mas, conforme o Quadro 6 da Resolução CIB, os recursos são distribuídos de forma tripartite. Para o CAPS AD III (Álcool e Drogas III), por exemplo, podem ser destinados R$ 159 mil por mês, enquanto os SRTs regionais contam com cotas únicas de implantação de até R$ 100 mil.

A gerente de Atenção Psicossocial, Carolina Andréa Palácios, explica que a regionalização permitirá atender 13 municípios de pequeno porte. “Sozinhos não teriam condições de habilitar serviços. Esse modelo garantirá que todas as regiões do Estado sejam contempladas”, afirmou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.