MS pedirá doses extras de vacina para atender municípios de fronteira
Secretário Geraldo Resende destacou que muitos brasileiros precisam retornar ao País para se imunizar
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou na manhã desta segunda-feira (12) que solicitará junto ao Ministério da Saúde doses extras de vacina contra covid-19 para atender os municípios localizados nas fronteiras com o Paraguai e Bolívia.
Segundo Resende, o pedido será feito pessoalmente em agenda marcada terça-feira junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
“Haveremos de solicitar um quantitativo maior de vacinas para atender os municípios de fronteira. Muitos brasileiros vivem no Paraguai e têm atividades lá, os chamados ‘brasiguaios’. Além disso, temos muitos brasileiros que moram na Bolívia. Eles recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil para se imunizar”, disse Geraldo nesta manhã.
O secretário lembrou que Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar no ranking de imunização dos estados.
Geraldo também falou sobre outro pedido junto à pasta do governo federal. “Vamos pleitear medicamentos do kit intubação. Todos os dias vivenciamos a angústia da falta desses medicamentos e nós queremos pelo menos ter, por parte do Ministério, uma resposta adequada para que possamos enfrentar esta situação da falta desses medicamentos aqui no Estado”, completou.
Mato Grosso do Sul vacinou 14,11% da população, de acordo com a plataforma Mais Saúde. Campo Grande já conta com 15,78% da população imunizada com a primeira dose.