ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

TJ cancela pedido de usina para apreender 40 caminhões de empresa de logística

Caso envolve contrato de arrendamento de veículos de transporte de combustíveis, sendo cavalos e tanques

Por Lucia Morel | 02/10/2025 18:15
TJ cancela pedido de usina para apreender 40 caminhões de empresa de logística
Caminhões da Inpasa em uma das três plantas da indústria no Brasil. (Foto: Divulgação)

A Justiça de Mato Grosso do Sul rejeitou a ação de busca e apreensão movida pela Inpasa Agroindustrial contra a D&D Logística e Transporte, que pretendia recolher 40 caminhões da empresa. A decisão foi fundamentada na necessidade de expedição de carta precatória para que a apreensão seja realizada, já que a comarca de origem do processo é Sinoo (MT).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça de Mato Grosso do Sul indeferiu ação de busca e apreensão movida pela Inpasa Agroindustrial contra a D&D Logística e Transporte, que visava recolher 40 caminhões. O juiz José Henrique Neiva determinou que a medida só pode ser efetivada mediante carta precatória, já que o processo é originário de Sinop (MT). O caso envolve contrato de arrendamento de veículos de transporte de cargas e combustíveis. A Inpasa alega descumprimento contratual pela D&D, que está em recuperação judicial. Os veículos permanecem com a D&D, que possui sede em Mundo Novo e Campo Grande, enquanto a Inpasa mantém plantas de biocombustíveis em Dourados e Sidrolândia.

O caso envolve contrato de arrendamento de veículos de transporte de cargas e combustíveis, sendo cavalos e tanques dos modelos Iveco e Randon/Biasi, principalmente. A Inpasa alegou descumprimento contratual por parte da D&D e pediu a retomada imediata da frota, o que foi deferido na comarca mato-grossense.

No entanto, o juiz responsável pelo processo em Campo Grande, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da Vara Regional de Falências, Recuperações e de Cartas Precatórias Cíveis em Geral, entendeu que a medida só pode ser efetivada com a devida formalidade judicial, respeitando a jurisdição.

Segundo a decisão, a carta precatória é imprescindível para garantir a legalidade do ato e evitar nulidades. "O presente feito não se trata de uma Ação de Busca e Apreensão (...), mas sim de uma Ação Declaratória de Rescisão Contratual c/c Cobrança de Multa, razão pela qual a liminar (decisão de f. 61-63) não pode ser cumprida mediante a distribuição de um simples Requerimento de Busca e Apreensão, sendo necessária a carta precatória determinando o seu cumprimento. Desta feita, determino o cancelamento da distribuição do presente feito."

Enquanto isso, os veículos seguem sob posse da D&D Logística e Transporte, com sede em vários estados, sendo um deles, Mato Grosso do Sul, na cidade de Mundo Novo e com anexo em Campo Grande, no bairro Núcleo Industrial.

A D&D está em recuperação judicial e a Inpasa tem uma planta de produção de biocombustíveis em Dourados e vai abrir outra em Sidrolândia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.