Queda de granizo surpreende moradores do Nova Campo Grande
Pedras de gelo foram pequenas e não houve registro de estragos
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do Bairro Nova Campo Grande foram surpreendidos com queda de granizo na tarde desta quinta-feira (2). O fenômeno, registrado na Rua Noventa, ocorreu durante uma chuva que amenizou as altas temperaturas na capital. Até o momento, não há relatos de danos causados pelas pedras de gelo. A Defesa Civil explica que o granizo se forma em nuvens cumulonimbus, que podem atingir 1.600 metros de altura. Para os próximos dias, o Cemtec prevê sol com variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, com temperaturas entre 20°C e 30°C na capital e possibilidade de chuvas na região sul do estado.
Moradores do Bairro Nova Campo Grande foram surpreendidos no fim da tarde desta quinta-feira (2) com a queda de granizo. Pequenas pedras de gelo caíram por alguns minutos durante a chuva que quebrou o calorão registrado em Campo Grande ao longo do dia.
- Leia Também
- Pancadas de chuva formam enxurradas em diferentes regiões de Campo Grande
- Céu carregado e chuva retornam à Capital, derrubando a temperatura em 4°C
O registro foi feito por um morador da Rua Noventa, que ficou espantado com o fenômeno. “Não tinha visto a previsão do tempo que ia chover, ainda mais granizo”, comentou o leitor, que preferiu não se identificar.
Imagens feita pelo morador também mostra o tamanho das pedras, que apesar de pequenas, chamaram a atenção e causaram barulho ao cair no telhado e em portões. Até o momento não há registros de estragos causados pelo granizo no bairro.
Segundo a Defesa Civil, o granizo é formado em nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e podem atingir até 1.600 metros de altura. Dentro delas, correntes ascendentes e descendentes intensas fazem com que gotas de chuva congelem ao alcançarem regiões mais elevadas, dando origem às pedras de gelo.
O fenômeno, também conhecido como “saraivada”, ocorre em forma de esferas com diâmetro a partir de 5 mm, podendo variar em composição desde gotas congeladas até flocos de neve recongelados.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a partir desta sexta-feira (3) o tempo deve seguir com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 20°C e 30°C, com ventos vindos do quadrante norte entre 40 km/h e 60 km/h, podendo registrar rajadas mais intensas em pontos isolados.
Na região sul do Estado, a previsão é de aumento de nebulosidade e chuvas fracas a moderadas, sem acumulados significativos, mas com possibilidade de tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento. Já as regiões sudoeste e pantaneira podem registrar até 34°C, enquanto no bolsão, norte e leste do Estado, os termômetros podem chegar a 38°C.