Câmara aprova projeto que torna trecho da Avenida Calógeras área cultural
Iniciativa quer preservar a memória histórica e incentivar o comércio; texto segue para sanção da prefeita
Os vereadores de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (9), em segunda discussão, o projeto de lei que declara como área de interesse cultural o trecho da Avenida Calógeras entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco, na região central da Capital. A proposta agora segue para sanção ou veto da prefeita Adriane Lopes (PP).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou projeto que declara como área de interesse cultural trecho da Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco. A proposta, de autoria dos vereadores Ronilço Guerreiro e Epaminondas Neto, visa preservar a memória histórica e incentivar atividades culturais na região. O projeto integra um plano mais amplo de revitalização do centro, que inclui a criação de um corredor cultural com casas de artesanato e feiras gastronômicas. A iniciativa também prevê a instalação da "Estrela da Nossa Terra", inspirada no calçadão da fama de Hollywood, para homenagear personalidades sul-mato-grossenses.
De autoria dos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos) e Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), o projeto tem como objetivo preservar a memória histórica da região central e incentivar atividades culturais e econômicas. A proposta também foi assinada pelos vereadores Jean Ferreira (PT) e Beto Avelar (PP).
- Leia Também
- Projeto para tornar Av. Calógeras área de interesse cultural avança na Câmara
- Calçadão da Barão pode ganhar suas estrelas
Na justificativa, os parlamentares destacam que “a Avenida Calógeras é uma das mais antigas da Cidade de Campo Grande, e que ainda mantém uma parte da nossa história”. O texto acrescenta ainda que uma das razões do projeto é “estimular o comércio da Calógeras”.
Durante a sessão, Ronilço Guerreiro afirmou que a iniciativa “faz parte de uma construção coletiva para levar pessoas à região central”. Segundo ele, o trecho da Calógeras carrega valor histórico e cultural, sendo ideal para receber eventos de gastronomia, artesanato e economia criativa.
Mais movimentação — O vereador explicou que a proposta integra um plano mais amplo de revitalização do centro, incluindo a Rua Barão do Rio Branco. “Aquele lugar tem história, faz parte da memória da cidade, especialmente por causa dos trilhos ali próximos. A ideia é que o trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Avenida Barão do Rio Branco seja revitalizado como um corredor cultural, incentivando a abertura de casas de artesanato, algo semelhante ao Pelourinho, em Salvador, um espaço bonito, alegre, que leve as pessoas de volta ao centro de Campo Grande”, disse.
Para reocupar os chamados “vazios urbanos” e trazer movimento ao centro, os vereadores também estudam realizar uma grande feira cultural e gastronômica de economia criativa, estendendo-se da Orla Ferroviária, em frente à Morada dos Baís, até a Avenida Mato Grosso.
“Hoje o centro está esvaziado: há muitas casas sem gente e muita gente sem casa. Queremos incentivar a ocupação com moradias e transformar a região em um polo de cultura”, reforçou Ronilço.
Além da revitalização, outro projeto em tramitação na Câmara prevê a criação da “Estrela da Nossa Terra”, inspirada no calçadão da fama de Hollywood, para homenagear personalidades sul-mato-grossenses como Délia e Delinha, Aracy Balabanian, Luan Santana, Michel Teló e Munhoz & Mariano. As estrelas devem ser instaladas em frente à futura Casa do Comércio, no antigo prédio do Banco Itaú.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.