ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Chafariz da Praça Ary Coelho passa por terceira reforma em 15 anos

Obra integra programa Campo Grande em Movimento e reúne Sisep, Águas Guariroba e Fundac

Por Gustavo Bonotto | 20/11/2025 20:14
Chafariz da Praça Ary Coelho passa por terceira reforma em 15 anos
Parceria público-privada vai revitalizar monumento da década de 50, no Centro de Campo Grande. (Foto: Ana Paula Fernandes/Sisep)

O chafariz da Praça Ary Coelho começou a ser revitalizado nesta quinta-feira (20) pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) em parceria com a Águas Guariroba e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura), no centro de Campo Grande, após queda de pastilhas e avanço do desgaste estrutural que expôs trechos de concreto. A intervenção teve início com ajustes na parte hidráulica, feitos pela concessionária, que tenta garantir funcionamento mínimo da estrutura. A nova obra foi aberta sem prazo de entrega, valores definidos ou detalhamento das etapas seguintes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O chafariz da Praça Ary Coelho, em Campo Grande, iniciou sua terceira reforma em 15 anos nesta quinta-feira (20). A revitalização, realizada pela Sisep em parceria com a Águas Guariroba e a Fundac, foi motivada pela queda de pastilhas e desgaste estrutural que expôs trechos de concreto.A obra, que começou com ajustes hidráulicos, ainda não tem prazo de entrega, valores definidos ou detalhamento das etapas. O monumento, construído no fim da década de 1950, está localizado em um dos principais pontos históricos da cidade. A prefeitura estuda uma parceria público-privada para financiar o projeto.

A intervenção marca a terceira reforma do monumento em 15 anos e ocorre em um dos principais pontos históricos da cidade, construído no fim da década de 1950. A prefeitura informou que técnicos realizam levantamentos estruturais para definir o escopo da obra, mas não apresentou previsão sobre o que será trocado ou reconstruído. A administração também não explicou o motivo de as reformas anteriores não terem evitado o desgaste atual.

Conforme já antecipado, a gestão municipal estudava parceria público-privada para financiar o projeto, mas à época não informou qual seria a contrapartida do município. A falta de informações sobre custos, materiais e extensão da intervenção repete o cenário de obras anteriores na praça, que já receberam investimentos em 2011 e 2018. Em ambas as ocasiões, o chafariz passou por revitalizações que não impediram o reaparecimento de danos.

A Águas Guariroba iniciou serviços de preparação da base, com intervenções nos bicos hidráulicos e ajustes considerados preliminares. A empresa não detalhou se haverá troca completa do revestimento ou apenas reparos nos pontos mais danificados. O município também não informou se haverá atualização no sistema de iluminação, frequentemente citado como problemático por visitantes.

A Praça Ary Coelho ocupa 10 mil metros quadrados entre a Avenida Afonso Pena e as ruas 13 de Maio, 14 de Julho e 15 de Novembro. O espaço reúne parquinho infantil, academia ao ar livre, mesas de jogo e cinco acessos, funcionando diariamente das 7h às 20h.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.