Doações caem 70% e Hemosul faz apelo por voluntários antes do feriado
Segundo o centro, a média de coletas por dia é de 50, mas o número ideal seria de 180 para manter os estoques
Com redução de 70% na procura por doações, o Hemosul faz apelo para que voluntários compareçam antes da “semana do saco cheio”. De acordo com o centro, a média atual é de 50 doadores por dia, quando o ideal seria 180. A baixa afeta tanto Campo Grande quanto Dourados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hemosul realiza campanha urgente para aumentar o número de doadores de sangue antes da "semana do saco cheio". A unidade registra queda de 70% nas doações, recebendo apenas 50 doadores diários, quando o ideal seria 180, afetando tanto Campo Grande quanto Dourados. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e apresentar documento com foto. A sede está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304, no Centro da Capital. Pessoas com doenças crônicas, infecciosas ou que receberam vacinas recentemente não podem doar.
A sede do Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304, no Centro da Capital. Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH. Em Dourados, o centro fica na Rua Oliveira Marques, 2535.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos. No caso dos menores de 18, é obrigatório estar acompanhado do pai, da mãe ou do responsável legal. Se o jovem for emancipado, pode doar sozinho, desde que apresente o documento de emancipação. Já os casados podem apresentar a certidão de casamento.
Outro ponto importante é que a primeira doação só pode ser feita até os 60 anos. Após essa idade, a doação é permitida apenas para quem já é doador regular.
Os principais critérios para doar são:
- Pesar 51 kg ou mais;
- Não possuir doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões ou doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como doença de Chagas, hepatite, Aids e sífilis;
- Não ter apresentado sintomas de doenças respiratórias nos sete dias anteriores à doação;
- Não ter recebido vacina recentemente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.