ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Guarda Civil vai reforçar segurança nas unidades de saúde com uso de aplicativo

Implementação da ferramenta foi anunciada durante a entrega de novas motos BMW para o Gemop

Por Kamila Alcântara e Gabriel de Matos | 02/04/2025 19:14
Guarda Civil vai reforçar segurança nas unidades de saúde com uso de aplicativo
 Novas motos do Gemop (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento) da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande (Foto: Gabriel de Matos)

O Gemop (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento) da Guarda Civil Metropolitana recebeu, nesta quarta-feira (2), um reforço de 14 motocicletas BMW. A prefeita Adriane Lopes (PP) confirmou que o investimento de R$ 1,2 milhão e que também atenderá demandas de segurança nas unidades de saúde, com o uso de um aplicativo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande reforçou seu Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (Gemop) com 14 novas motocicletas BMW, um investimento de R$ 1,2 milhão. Doze motos serão usadas pelo Gemop, enquanto duas apoiarão agentes de trânsito. Além disso, um aplicativo foi implementado para melhorar a segurança nas unidades de saúde, permitindo que profissionais acionem rapidamente a Guarda em emergências. A medida visa proteger pacientes e funcionários em 10 unidades de saúde que operam 24 horas. Os agentes receberam treinamento especializado, incluindo capacitação técnica da BMW.

Das 14 motocicletas adquiridas, 12 serão destinadas ao Gemop, que atualmente conta com 37 servidores e 20 motos, enquanto outras duas serão utilizadas por agentes de trânsito. Além disso, foi implementado um aplicativo para solicitações emergenciais nas unidades de saúde.

"A implementação do aplicativo de segurança para unidades de saúde, inspirado no modelo de escolta escolar, permitirá que profissionais da área acessem rapidamente a Guarda Civil Metropolitana em caso de necessidade. Isso é especialmente importante em momentos de emergência ou quando há necessidade de reforço na segurança", destacou a prefeita Adriane.

Com isso, médicos, enfermeiros e administrativos poderão acionar diretamente a base da guarda mais próxima, ampliando a segurança nos locais de trabalho.

Guarda Civil vai reforçar segurança nas unidades de saúde com uso de aplicativo
Entrega aconteceu no batalhão do Gemop, que fica no Bairro Jockey Club (Foto: Gabriel de Matos)

O secretário especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Anderson Gonzaga, detalhou que o aplicativo de ronda reforçará o atendimento nas unidades que funcionam 24h, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde).

"Essa iniciativa visa garantir a segurança em 10 unidades de saúde que operam 24 horas. A Guarda Civil está ali para proteger tanto os pacientes quanto os servidores dessas unidades", afirmou.

Os agentes responsáveis pelo motopatrulhamento receberam mais de 400 horas de capacitação, incluindo cursos de 360 e 80 horas. Além disso, um especialista da BMW virá a Campo Grande para repassar conhecimentos técnicos sobre o uso das motocicletas e aprimorar o treinamento dos operadores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias