ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Galhos de árvores secas "abraçam" fiação elétrica e preocupam moradores

Segundo a reclamação, os abacateiros têm aproximadamente 15 metros de altura e chegam a ranger com o vento

Por Clara Farias e Maria Gabriela Arcanjo | 16/09/2025 10:35
Galhos de árvores secas "abraçam" fiação elétrica e preocupam moradores
Árvore ameaçando cair em fios de alta tensão (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Duas árvores de aproximadamente 15 metros de altura que ameaçam cair há três anos têm preocupado moradores do Vilas Boas, em Campo Grande. A situação gerou diversos protocolos junto à concessionária Energisa e à Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (16), o Campo Grande News esteve no local para conversar com os moradores após a sugestão de pauta que chegou pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do bairro Vilas Boas, em Campo Grande, temem a queda de duas árvores secas de 10 metros de altura na Rua Antonio Raposo. A situação, que persiste há três anos, já gerou diversos protocolos junto à concessionária de energia e à Prefeitura. Uma das árvores, um antigo abacateiro, range com ventos fortes, preocupando os moradores. No ano passado, um galho caiu sobre a fiação, causando 11 horas de interrupção no fornecimento de energia. Uma moradora de 60 anos relatou que a árvore era frondosa e atraía pássaros, suspeitando que tenha sido envenenada. Ela planeja acionar o juizado especial da fazenda pública caso a situação não seja resolvida. Outra moradora, de 43 anos, teme que a árvore caia sobre pedestres. Ambas acreditam que as árvores foram envenenadas, lamentando o ocorrido.

As árvores estão localizadas na Rua Antônio Raposo, entre a Nicomedes Vieira de Rezende e a Campos Elíseos. Ambas estão secas e uma delas range no momento em que há uma ventania um pouco mais forte do que o usual.

Morando há dois anos no local, a advogada, de 60 anos, contou à reportagem que a árvore que agora está seca era um abacateiro e acha que foi posto veneno para que ela e a outra espécie morressem.

"Ela era linda. Antes, dava abacate e, quando meus netos pequenos vinham para a minha casa, ficavam olhando, pois a árvore reunia araras e tucanos aqui nos galhos. Agora, acho que vai ter que tirar mesmo, pois está com risco de cair", detalhou.

Ainda segundo ela, no ano passado, um galho da árvore caiu sobre a fiação de alta tensão e deixou os moradores sem energia por 11 horas. "Já foi requerido umas três vezes, tanto à concessionária quanto à Prefeitura. Essa árvore tem de ser cortada. [...] Se não cair antes, esta semana vou propor ação no Juizado Especial da Fazenda Pública", pontuou a advogada.


Galhos de árvores secas "abraçam" fiação elétrica e preocupam moradores
Árvores secas em terreno no Vilas Boas (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)
Galhos de árvores secas "abraçam" fiação elétrica e preocupam moradores
Galho de árvore seca "abraça" fiação de alta tensão (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Poucos metros à frente, mas no mesmo terreno, uma segunda árvore ameaça cair em direção à rua. Outra moradora, de 43 anos, que saía para passear com um bebê, afirmou à reportagem que teme que a árvore caia enquanto alguém passa pela rua. "Acho que jogaram veneno. É inexplicável; ela morreu muito rápido", contou.

Ela ainda afirma que não faria isso com as árvores e, se estivesse em sua propriedade, mandaria podar. "Acho uma maldade fazer isso com a natureza e eu não teria coragem", finalizou.

A equipe da Energisa informou ao Campo Grande News que uma equipe está a caminho para verificar a situação.

(*) Matéria atualizada às 11h25 para acréscimo de retorno da concessionária.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.