Produtos artesanais e sabores de MS ganham espaço na 1ª feira da UFMS
Edição reúne 34 negócios de base familiar e solidária na quinta-feira (14), a partir das 10h30
O Mercado Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza, na quinta-feira (14), a primeira edição da Exposição e Comercialização, reunindo 34 produtores e empreendimentos de base familiar ou solidária, que irão oferecer produtos artesanais, alimentos e peças que valorizam a cultura, economia local e os biomas de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ao Campo Grande News, a coordenadora do Mercado Escola UFMS, professora Aline Gomes da Silva, explicou que a iniciativa contou com um processo seletivo que recebeu 151 inscrições. “A seleção foi realizada com base em critérios como regularização sanitária, qualidade e inovação dos produtos, valorização da agricultura familiar, cultura e biomas sul-mato-grossenses”, afirmou.
- Leia Também
- De hortifruti a artesanato: mercado-escola da UFMS abre ao público
- Universidade de MS é 1ª do País a implantar mercado-escola em campus
Na feira, o público encontrará negócios de gestão familiar, iniciativas coletivas, associações, cooperativas e grupos organizados da comunidade. Segundo Aline, a regionalidade é outro ponto marcante do projeto. “Essas iniciativas priorizam o uso de matérias-primas regionais, a valorização da cultura do nosso estado, a sustentabilidade e os processos artesanais. Todos representam a economia local genuína e solidária, com produtos que carregam identidade e história de famílias, comunidades e do Estado”, destacou.
Entre as opções, haverá doces, pães artesanais, queijos, geleias, compotas, refeições da culinária regional para lanches e almoço, hortaliças agroecológicas e orgânicas, além de temperos naturais. No artesanato, a feira terá para venda peças em crochê, bordado, joias feitas a partir de moedas antigas, artigos de decoração em fibras e cerâmica, produzidos por artesãs indígenas.
Embora seja realizada no espaço da UFMS, a Exposição e Comercialização é aberta ao público externo. “Nosso público-alvo inclui pessoas que valorizam produtos artesanais, naturais e com história, além daqueles interessados em conhecer e fortalecer os empreendimentos familiares de Mato Grosso do Sul”, completa a professora.
Para marcar a estreia da atividade, o Mercado Escola UFMS criou uma programação com artistas da cidade tocando música sertaneja, como João Guilherme e João Pedro, o violeiro Michael Martinez e a violinista Luana Moura.
O plano é que a cada edição de quinta-feira sejam convidadas atrações culturais da música, dança e literatura. A finalidade, de acordo com Aline, é criar um ambiente festivo que celebre a cultura local com experiências além da compra. “Também organizaremos palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes à agricultura familiar e empreendedorismo solidário”, pontua.
Serviço - Por ser a primeira edição, a Exposição e Comercialização contará com uma programação de abertura oficial, às 10h30 e encerramento das atividades às 18h.
- Data: 14/08
- Local: Mercado Escola UFMS, Cidade Universitária, ao lado do Ginásio Moreninho.
- Horário: das 10h30 às 18h
Mercado Escola - Inaugurado em setembro de 2024, o Mercado Escola da UFMS é o primeiro do tipo em uma instituição de ensino superior no Brasil. O espaço foi projetado para comercializar produtos da agricultura familiar, sendo também um centro de estudos sobre alimentos orgânicos e agroecológicos.
Com um investimento de R$ 5 milhões, o Mercado Escola possui um prédio com dois pavimentos, auditório, salas de aula, laboratórios e um pavilhão destinado à exposição e venda de produtos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.