Operação de resgate salva jovem autista e familiares ilhados em rio na MS-080
Família ouviu gritos no rio e tentou salvar jovem, mas ficou ilhada até chegada dos bombeiros
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Jovem autista é resgatada de rio em Rochedo após crise. Desaparecida na madrugada de sábado, ela foi encontrada ilhada por familiares que ouviram seus gritos. Dois parentes tentaram o resgate, mas acabaram também ilhados pela correnteza. Corpo de Bombeiros realizou operação complexa com técnicas de salvamento em altura. Utilizando tripé e triângulo de salvamento, todos foram retirados em segurança, sem ferimentos graves. A corporação reforça a importância de acionar o 193 em emergências.
Um resgate emocionante mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada deste sábado (3), na zona rural de Rochedo, a 82 quilômetros de Campo Grande. Uma jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi salva depois de desaparecer durante a madrugada e ser encontrada ilhada no leito de um rio que cruza a MS-080.
Segundo a corporação, ela saiu de casa por volta das 2h, após sofrer uma crise psiquiátrica. Familiares iniciaram as buscas e, ao ouvirem gritos vindos do rio, conseguiram localizá-la. Dois parentes entraram na água para tentar salvá-la — um nadou até a vítima e o outro lançou uma corda da ponte. Eles conseguiram mantê-la sobre uma pedra, impedindo que fosse arrastada pela correnteza.
O Tenente Vieira, comandante da operação de busca e salvamento, explica que a situação foi complicada. "Ao chegarmos, constatamos uma forte correnteza em um ponto de difícil acesso. A primeira preocupação foi garantir a segurança da criança, que apresentava escoriações leves nos pés, nas mãos e nos joelhos, causados por colisões com as pedras do rio. Ela ainda estava bastante abalada, mas foi bastante colaborativa com a nossa equipe de resgate", relata o militar.
Sem conseguir retornar por conta da força da água, os três ficaram ilhados. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e enviaram viaturas ao local para o resgate. A operação foi comandada por oficial de plantão e envolveu bombeiros especializados em salvamento.
Utilizando técnicas de salvamento em altura, os militares montaram um sistema com tripé de ancoragem, triângulo de salvamento e vantagem mecânica. Com isso, foi possível fazer a retirada segura das vítimas. Ninguém teve ferimentos graves.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações como essa, o acionamento rápido das equipes de emergência, por meio do telefone 193, é fundamental para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Procure ajuda - Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554.
Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem buscar ajuda no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.