ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Com usinas em MS, Raízen pode receber investimentos da Petrobras

A estatal “estuda” se tornar sócia da produtora ou comprar ativos

Por Izabela Cavalcanti | 18/08/2025 10:45
Com usinas em MS, Raízen pode receber investimentos da Petrobras
Uma das usinas de etanol da Raízen, que tem investimento em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Raízen)

A Petrobras está avaliando investir na Raízen, como uma forma de voltar ao setor de etanol. A estatal “estuda” se tornar sócia ou comprar ativos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Petrobras avalia investir na Raízen para retornar ao setor de etanol, buscando se tornar sócia ou adquirir ativos da produtora. A Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, opera três usinas em Mato Grosso do Sul e distribui combustíveis na América do Sul. A estatal pretende ampliar sua presença no mercado de etanol sem competir com a Vibra, antiga BR Distribuidora. Mato Grosso do Sul, quarto maior produtor nacional de etanol, atingiu produção recorde de 4,2 bilhões de litros na safra 2024/2025. A Biosul projeta crescimento de 11% para a próxima safra, com produção estimada em 4,7 bilhões de litros. A Raízen não comentou as negociações com a Petrobras.

A produtora possui três usinas em Mato Grosso do Sul, sendo duas em Rio Brilhante e uma em Caarapó.

A empresa também é uma das principais produtoras de etanol a partir de cana-de-açúcar do Brasil e distribui combustíveis pela marca Shell no Brasil, Argentina e Paraguai.

De acordo com informações do jornal Globo, a intenção da estatal é se tornar relevante no mercado de etanol, com uma parceria entre Cosan e Shell.

O desafio é não competir com a Vibra – antiga BR Distribuidora – até 2029 no setor de distribuição. Com isso, existem diversas ações na mesa de negociação.

A informação também é de que a companhia quer vender usinas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ao Campo Grande News, a Raízen informou que não irá comentar sobre o investimento da Petrobras e nem sobre a venda.

Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor de etanol do País. De acordo com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o setor de bioenergia do Estado registrou produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/2025.

Para a safra 2025/2026, as projeções indicam que a produção de etanol deve se aproximar de 4,7 bilhões de litros, 11% maior em relação ao ciclo atual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.