ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Mercantil terá preferência nos empréstimos consignados a aposentados em MS

Mudança é resultado da homologação do leilão da folha de pagamentos do INSS, sendo válida a partir de 2025

Por Silvia Frias | 07/12/2024 13:27
Uma das unidades do Instituto de Previdência Social, em Campo Grande (Foto/Arquivo)
Uma das unidades do Instituto de Previdência Social, em Campo Grande (Foto/Arquivo)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) homologou o resultado do leilão da folha de pagamento de aposentadorias e benefícios realizado em outubro, mesmo após decisão da Justiça derrubando regra polêmica do certame.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O INSS homologou o resultado do leilão da folha de pagamento de aposentadorias e benefícios, que ocorrerá de 2025 a 2029, com os bancos Crefisa e Mercantil responsáveis pela gestão. O Crefisa ganhou 25 dos 26 lotes, enquanto o Mercantil ficou com o lote 3, referente a aposentados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A mudança de banco se aplica apenas a novos beneficiários a partir de 2 de janeiro de 2025, e os atuais aposentados podem optar por transferir suas contas. A licitação, contestada pela ABBC, foi homologada apesar de uma decisão judicial provisória, e o INSS espera arrecadar R$ 15 bilhões nos próximos quatro anos.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, os bancos Crefisa e Mercantil serão responsáveis pela folha de pagamento de novas aposentadorias, de 2025 a 2029, com prioridade na oferta do crédito consignado a esses beneficiários.

O Crefisa levou 25 dos 26 lotes ofertados. O único lote levado pelo Mercantil é o lote 3, que diz respeito aos aposentados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A mudança de banco gerenciador só vale para os segurados que terão benefício concedido a partir de 2 de janeiro de 2025. Quem já está recebendo renda do INSS continua no seu banco. A transferência de conta entre instituições, no entanto, é livre e o aposentado pode mudar para a que lhe oferecer melhores taxas.

O leilão do INSS não desclassifica nenhum banco. Ele os coloca em ordem conforme o valor de suas propostas. Com isso, se o primeiro colocado de um determinado lote não puder atender ao novo segurado, o outro banco será indicado, e assim sucessivamente.

A licitação foi alvo de uma ação civil pública movida pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos), que discordou da regra para concessão de crédito consignado.

Em entrevista à Folha, Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, afirma que o processo na Justiça não impede a homologação do leilão, já que a decisão em favor da ABBC é liminar, ou seja, provisória, de diz que o instituto cumpriu o determinado. As regras derrubadas não foram aplicadas.

A homologação foi publicada na terça-feira (3), no Diário Oficial da União. O INSS espera arrecadar R$ 15 bilhões com a folha de pagamento nos próximos quatro anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias