ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 34º

Economia

MS registra aumento de 48% nas negociações de dívidas por jovens da Geração Z

Estado segue tendência nacional: jovens de 18 a 25 anos lideram busca para regularizar as finanças

Por Kamila Alcântara | 18/08/2025 14:10
MS registra aumento de 48% nas negociações de dívidas por jovens da Geração Z
Jovem mostra negociações já feitas pelo aplicativo do Sesara (Foto: Kamila Alcântara)

O Mato Grosso do Sul acompanha a tendência nacional no avanço das negociações de dívidas entre jovens da Geração Z. De janeiro a julho deste ano, mais de 26,5 mil sul-mato-grossenses de 18 a 25 anos negociaram pendências pela plataforma Serasa Limpa Nome, o que representa um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Mato Grosso do Sul registrou aumento de 48% nas negociações de dívidas entre jovens da Geração Z, de janeiro a julho deste ano. Mais de 26,5 mil sul-mato-grossenses, com idade entre 18 e 25 anos, buscaram acordos pela plataforma Serasa Limpa Nome. No cenário nacional, o crescimento nas negociações foi de 11,4% no mesmo período, com destaque para os jovens, que apresentaram alta de 49%. Apesar de representarem a faixa etária com menor inadimplência, dados mostram que 55% dos jovens entre 18 e 29 anos já são responsáveis por suas despesas mensais.

Apesar de ainda serem a faixa etária com menor índice de inadimplência no país, os jovens mostram crescimento acelerado na busca por acordos. No Brasil, o aumento no número de negociações foi de 11,4% no mesmo período, sendo que entre os mais novos a alta foi de 49%, com mais de 1,5 milhão de pessoas regularizando dívidas.

Para a gerente da Serasa, Patrícia Camillo, os dados revelam maior consciência financeira dessa geração. “Compreendendo pessoas com até 25 anos, muitos estão dando os primeiros passos na vida profissional e aproveitar os descontos agora pode evitar que as dívidas se transformem em um problema maior no futuro”, explica.

Levantamento nacional mostra que 55% dos jovens de 18 a 29 anos já arcam sozinhos com suas despesas mensais e 39% contribuem com as contas da casa. Mais da metade (57%) afirma ter buscado aprender sobre finanças em função da instabilidade econômica que presenciaram ao longo da vida.

MS registra aumento de 48% nas negociações de dívidas por jovens da Geração Z
Gráfico mostra a quantidade de pessoas inadimplentes por idade (Imagem: Reprodução)

Mesmo com o esforço dos mais novos, o Brasil fechou julho com 78,16 milhões de inadimplentes, a maior marca da série histórica. São 307 milhões de dívidas, que somam R$ 482 bilhões. O valor médio é de R$ 1.570,17.

Bancos e cartões de crédito concentram a maior parte das pendências (27,2%), seguidos de contas básicas de água, luz e gás (20,6%) e financeiras que não são bancos (19,47%).

Segundo Patrícia, a inadimplência cresce em todas as idades: “São sete meses consecutivos de alta, desde a última queda registrada em dezembro de 2024. Para todas as faixas, regularizar as contas é o primeiro passo para sair do vermelho e retomar o controle da vida financeira”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.