ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Para leitores, mercado resiste a profissionais em transição após os 40 anos

Maioria vê dificuldades para mudar de carreira na maturidade

Por Raíssa Rojas | 12/05/2025 08:02
Para leitores, mercado resiste a profissionais em transição após os 40 anos
Mulher é atendida em entrevista por vaga de emprego (Foto: Arquivo)

Infelicidade com as funções no trabalho, baixa remuneração ou até carga horária exaustivas são alguns exemplos de insatisfações que podem levar a mudança de carreira depois dos 40 anos. Após alguns anos, o que fazia sentido na profissão pode ter mudado, mas como o mercado de trabalho aceita isso? A enquete do Campo Grande News de ontem (11) apontou que 63% dos leitores acreditam que o mercado não é aberto a quem muda de carreira depois dos 40, já 37% responderam que é aberto “sim”.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mudança de carreira após os 40 anos enfrenta resistência no mercado de trabalho, segundo enquete do Campo Grande News. 63% dos leitores acreditam que o mercado não acolhe bem profissionais em transição nessa faixa etária. Insatisfação com a carreira atual, baixos salários e carga horária excessiva motivam a busca por novas oportunidades. Pesquisa revela que a maioria das pessoas entre 43 e 82 anos considera ou está em processo de transição de carreira. Especialistas recomendam planejamento, autoconhecimento e alinhamento entre satisfação pessoal e vocação. Planejamento financeiro, investimento em qualificação e networking são essenciais para uma transição bem-sucedida.

Quando aparece uma oportunidade em outra área, a transição costuma ser mais fácil, mas ainda assim é necessário coragem para tomar a decisão. Especialistas recomendam que a satisfação pessoal esteja alinhada à vocação, e destacam que uma transição de carreira bem planejada é o caminho mais seguro e eficaz para alcançar realização profissional.

Segundo a pesquisa Transição de Carreiras na Maturidade, conduzida pela Maturi em parceria com a NOZ Inteligência, 68% das pessoas entre 43 e 82 anos estão envolvidas, de alguma forma, com uma mudança de carreira. Entre elas, 25% estão em busca ativa por uma nova ocupação, 17% já realizaram ou estão no processo de transição, e 26% consideram essa mudança, embora ainda não tenham dado os primeiros passos.

Planejamento financeiro é o fator mais importante na transição. Caso tenha interesse nessa mudança é necessário entender suas habilidades, interesses e valores, a maturidade pode ser um avanço para o autoconhecimento.

É interessante também investir em cursos e treinamentos que tragam um diferencial, além de construir um networking expandindo a rede de contatos profissionais que pode abrir portas e oferecer suporte nesse momento.

Para leitores, mercado resiste a profissionais em transição após os 40 anos

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias