Inscrições abrem nesta terça-feira para edital de esporte escolar
Seleção prevê atuação em projetos da rede estadual, com diferentes modalidades e prazo até 15 de janeiro

Começaram nesta terça-feira (30) as inscrições para o processo seletivo do Programa MS Desporto Escolar. A iniciativa vai selecionar professores para atuar em projetos esportivos nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e em outras frentes. O prazo segue até o dia 15 de janeiro de 2026, às 18h (horário de MS).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (29) e prevê a seleção por análise curricular e da capacidade técnica dos candidatos. Os projetos atendem escolas de diversos municípios sul-mato-grossenses, conforme a distribuição de vagas por cidade e unidade escolar, detalhada em anexo do edital.
- Leia Também
- Período de pré-matrículas da rede estadual termina nesta quarta-feira
- Apelido 'Toca do Leão' é incorporado ao nome oficial do estádio das Moreninhas
Ao todo, o programa contempla sete frentes: treinamento desportivo; esporte e lazer inclusivo nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação); esporte e lazer inclusivo em escolas indígenas e comunidades quilombolas; projeto especial de yoga; Bom de Bola, Bom na Escola; Profesp (Programa Forças no Esporte); e MS Pedalando para o Futuro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na Plataforma Prosas, com formulários específicos para cada categoria de projeto. O candidato pode se inscrever para apenas uma modalidade esportiva, com exceções previstas no edital, como basquete e vôlei, que admitem variações específicas.
Entre os principais requisitos estão a licenciatura em Educação Física e registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física) para a maioria das modalidades. No caso do projeto de yoga, são exigidos licenciatura em qualquer área e certificado de formação na prática. A seleção leva em conta documentos comprobatórios, currículo profissional, experiência na modalidade escolhida e proposta de projeto apresentada.
As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2026. A divulgação do resultado final do processo seletivo está programada para o dia 11 de fevereiro, após o período de recursos.
O edital não informa valores de remuneração ou bolsas para os profissionais selecionados. A reportagem tentou contato pelo número de WhatsApp disponibilizado para dúvidas e também com a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), mas até o momento não obteve retorno sobre como será feita a remuneração dos professores participantes. O espaço segue aberto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

