Ex-governador André Puccinelli entra no jogo e faz “rolo”
Entrando na brincadeira – A tradicional celebração do Undokai contou com a participação de figuras políticas na prova conhecida como "Copa do Mundo". Nessa modalidade, um dos integrantes da dupla usa um cone no rosto, como um capacete invertido que limita a visão, e deve conduzir uma bola até a bandeira no campo. Vence quem completa o trajeto no menor tempo. Neste ano, participaram da brincadeira o ex-governador André Puccinelli (MDB), o secretário estadual Marcelo Miranda, o secretário municipal Darci Caldo, Akira Otsubo (MDB) e o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil).
Trapaceando – Não foi a primeira vez que André Puccinelli participou da "Copa do Mundo", mas, mais uma vez, não demonstrou muita paciência com as regras. Na primeira rodada, guiando o parceiro Akira Otsubo pela mão, o ex-governador chutou a bola fora da vez e ainda a ajeitou com as mãos. Na segunda rodada, foi sua vez de usar o cone no rosto, mas retirou o acessório no meio do percurso. A dupla foi penalizada e terminou em segundo lugar. Em tom bem-humorado, Puccinelli brincou: “Me roubaram”. Mesmo assim, levou o brinde da colocação.
“Faz rolo” – O ex-governador já carregava a “má fama” nas disputas do Undokai, o que virou até motivo de piada entre o secretário Marcelo Miranda, que fez dupla com Darci Caldo. Antes mesmo da prova, Marcelo comentou que “era uma prova difícil” e revelou a vontade de competir ao lado do ex-governador. “Quero entrar no time do Darci e do André, porque o André sempre faz rolo e ganha!”, brincou.
Parabéns em família – O governador Eduardo Riedel (PSDB) usou o domingão para celebrar, com direito a terno, gravata e jantar à luz de velas, o aniversário do pai, Nelson Riedel. O post nas redes veio com legenda cheia de gratidão e afeto: “Um exemplo de integridade, trabalho e humildade”, escreveu o tucano. A imagem mostra os dois sorridentes em uma confraternização íntima, que também teve cervejinha na taça e mesa bem posta. Nos bastidores, aliados dizem que o pai é uma das vozes mais ouvidas por Riedel nos momentos de decisão — e que a influência discreta dele vai muito além do ambiente familiar.
Futuro do MDB – Com as federações e fusões entre partidos em curso, como União Brasil com PP e Podemos com PSDB, o ex-governador André Puccinelli comentou o cenário para o MDB. Segundo ele, até o momento não há diretriz nacional sobre o futuro da sigla. “Não sabemos se o partido vai entrar nessa onda de incorporações ou se vai seguir independente”, afirmou. Puccinelli lembrou que o prazo para definições é setembro e destacou o crescimento do MDB. “Hoje é o segundo partido com mais prefeitos no país e o quarto em número de deputados federais e senadores.”
Sem medo – Questionado sobre o futuro do MDB em Mato Grosso do Sul diante da consolidação de duas grandes forças políticas no Estado, o ex-governador André Puccinelli afirmou que “não tem medo” de o partido perder espaço. “Hoje não temos nenhum deputado federal, mas seguramente vamos eleger um”, declarou. Ele ainda prometeu crescimento na Assembleia Legislativa: “Temos três deputados estaduais e, pode anotar o que estou dizendo: vamos fazer quatro estaduais.”
Ajuda – A vice-prefeita de Campo Grande, Camila Nascimento (Avante), publicou stories oferecendo ração e água para cães de rua durante viagem de carro. Segundo ela, a família costuma andar com alimentação e até mesmo com vermífugos e medicamentos contra carrapatos.
Debate – A citricultura será tema de audiência pública nesta segunda-feira (6), às 9h, na Câmara Municipal de Cassilândia, para debater proposta de parceria entre grandes produtores, instituições e o poder público. O tema do encontro é “Defesa Fitossanitária dos Citros – Parceria pelo Futuro da Citricultura”, com foco no combate ao psilídeo, inseto transmissor da praga Greening, considerada uma das maiores ameaças à produção de citros no País.
Rebatida – O vereador Herculano Borges (Republicanos) entrou na polêmica sobre a cor da camisa da Seleção Brasileira e perguntou aos seguidores sobre a possibilidade de adotar o vermelho. A maioria respondeu negativamente, mas também houve quem se incomodasse com o tema. “Faz essa enquete ali no [Jardim] Tijuca, São Conrado... Se o senhor conseguir andar nas ruas, vai ver que o povo não está preocupado com isso”, respondeu um internauta.
Bem servido – Depois de prestigiar a abertura da 29ª Festa da Linguiça de Maracaju e saborear a famosa iguaria local, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) percorreu mais de 250 quilômetros para marcar presença nas comemorações dos 60 anos de Caracol. Na cidade aniversariante, não teve jeito: ele foi recepcionado com um autêntico churrasco raiz, preparado no espeto de bambu e fogo de chão. Sem cerimônia, Reinaldo se esbaldou.