ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Gravata nova vira homenagem a deputado infartado

Por Jhefferson Gamarra e Mylena Fraiha | 17/09/2025 06:00
Gravata nova vira homenagem a deputado infartado
Gerson Claro com gravata que ganhou do colega (Foto: Divulgação)

Gravata nova - No início da sessão da Assembleia Legislativa de ontem, o presidente Gerson Claro (PP) informou que o deputado Antônio Vaz (Republicanos), internado em São Paulo após procedimento de cateterismo se recupera bem e aproveitou para mostrar que carinho não falta pelo colega. “Vim até com uma gravata que ele me deu de presente, como lembrança. Peço oração de todos por sua plena recuperação”. Antônio Vaz, presidente regional do partido Republicanos em Mato Grosso do Sul, sofreu um infarto.

Gratidão on-line – Ainda em observação no hospital, o deputado Antônio Vaz fez questão de compartilhar em seu Instagram a mensagem do colega de parlamento, agradecendo o carinho recebido. “Obrigado, meu amigo Gerson Claro, nosso presidente da Alems, e a todos os meus colegas de trabalho. Em breve estarei de volta”, publicou o parlamentar.

Enfrentamento à intolerância - A deputada estadual Gleice Jane (PT) solicitou ao governo do Estado a criação de uma delegacia especializada no atendimento de crimes motivados por discriminação étnico-racial, religiosa, por orientação sexual e identidade de gênero. Segundo a parlamentar, embora o Estado conte com a Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), o órgão acumula diversas atribuições, o que prejudica o atendimento especializado, atrasa as investigações e dificulta que as vítimas recebam apoio adequado, muitas vezes passando por situações que reforçam o sofrimento ao procurar ajuda oficial.

Fanfarra - Denúncia foi feita ao TCE contra uma licitação da prefeitura de Porto Murtinho, para compra de uniformes para fanfarra, alegando que a empresa vencedora apresentou documentos irregulares. A Justiça entendeu que há indícios de erro, mas não vai suspender o processo por enquanto, pois ele já pode estar encerrado. No entanto, o prefeito Nelson Cintra (PSDB) terá que se defender e o Ministério Público será ouvido antes de uma decisão final.

Petição – Mesmo com o fim da CPI do Transporte Público, o vereador Maicon Nogueira (PP) afirmou que mobilizações continuam e que movimentos sociais devem lançar, ainda nesta semana, uma petição pública online para defender o fim do contrato com o Consórcio Guaicurus. A ideia é “mostrar quantas mil pessoas em Campo Grande defendem o fim desse contrato, por meio de uma intervenção que é legal, não abusiva”, explicou à imprensa.

Iniciativa popular – Segundo Maicon, a campanha nasceu de movimentos que defendem os direitos dos usuários do transporte coletivo. “Sou apenas o primeiro assinante dessa petição”, afirmou. Ele acrescentou que a expectativa é que o documento fique disponível no site da Câmara Municipal nos próximos dias para assinatura popular.

Na estrada - A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (16) dois projetos da senadora Tereza Cristina (PP) que dão nomes de personalidades históricas a trechos da BR-419: o percurso entre Aquidauana e Rio Verde de Mato Grosso passa a se chamar Rodovia Presidente José Fragelli, em homenagem ao ex-governador e ex-presidente do Senado, e o trecho entre Aquidauana e Anastácio será denominado Rodovia Coronel Zelito, reconhecendo a atuação de José Alves Ribeiro na segurança e desenvolvimento da região.

Fraldas - A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou ontem projetos de lei que destinam 15 emendas impositivas, no valor total de R$ 535 mil, para a compra de fraldas e insumos voltados ao atendimento de pessoas com deficiência, atendendo reivindicação das mães atípicas. Segundo o presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto (Papy), a iniciativa transforma emendas remanescentes em coletivas para dar resposta direta às necessidades dessas famílias.

Reforço na saúde - O governador Eduardo Riedel (PP) publicou nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, dois decretos que qualificam novas entidades como Organizações Sociais na área da saúde. Receberam a habilitação a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Rio Verde e o Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas. A medida, prevista na Lei Estadual de 2015 permite que essas instituições firmem contratos de gestão com o poder público para execução de serviços de saúde em Mato Grosso do Sul.

Ainda sobre saúde - O Governo de Mato Grosso do Sul publicou resolução conjunta da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria de Saúde que cria um novo fluxo de comunicação para agilizar o cumprimento de decisões judiciais na área da saúde. O texto determina que a Procuradoria da Saúde envie orientações por e-mail aos setores da SES, que deverão responder no mesmo formato ou diretamente no sistema eletrônico da PGE, conforme o caso. Em situações urgentes, a comunicação poderá ser feita por telefone ou outros meios imediatos, com registro posterior, garantindo mais rapidez e eficiência no atendimento das ordens judiciais.