ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Luzes de antigo hotel mudam o cenário noturno da Capital

Por Gabriel Neris, Mylena Fraiha e Clayton Neves | 06/10/2025 06:00
Luzes de antigo hotel mudam o cenário noturno da Capital
Luzes acesas do antigo Hotel Campo Grande iluminam o Centro (Foto: Direto das Ruas)

Revitalização – Quem passa pelo Centro da Capital à noite já nota a diferença: o prédio do antigo Hotel Campo Grande voltou a brilhar. As luzes acesas em dezenas de janelas transformaram o visual da região central, criando um novo ponto de destaque na paisagem urbana. A revitalização faz parte de um pacote de R$ 160 milhões em investimentos anunciados recentemente para o Centro da Capital.

De joelho – Durante a abertura da Bienal de Campo Grande, o secretário do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, chamou Mato Grosso do Sul de “Mato Grosso” e ouviu gritos da plateia corrigindo: “Do Sul!”. Constrangido, ele pediu desculpas, se ajoelhou no palco e brincou dizendo ter tido “um problema de geografia”.

Correção – Ao discursar em seguida, o governador Eduardo Riedel aproveitou a deixa e alfinetou de forma bem-humorada: “O Mato Grosso é o grande, o bruto. O nosso é do Sul, o belo. E o pessoal corrige mesmo, viu, secretário?”.

Tirando o bico – Na primeira palestra de Riedel (PP) durante evento dos Progressistas de Mato Grosso do Sul realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, o deputado federal Luiz Ovando (PP) afirmou que o ex-tucano agora “tirou o bico”. Segundo Ovando, Riedel já havia sido convidado em outras ocasiões para ingressar no partido, mas respondia: “Espera, ainda não tenho a cara do PP”. Agora, diz o deputado federal, “ele já tem”.

Não superou? – Apesar das saídas do governador Eduardo Riedel (PP) e do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) para outros partidos, as redes sociais e o site oficial do PSDB de Mato Grosso do Sul ainda parecem não ter superado os ex-tucanos. No domingo, ainda era possível ver, no site do diretório estadual, as imagens de Riedel e Reinaldo na aba “lideranças tucanas”. Já no Instagram, ambos continuam sendo mencionados — Reinaldo como líder estadual e Riedel como governador.

Desatualizado – O site oficial do PSDB de Mato Grosso do Sul também parece ter ficado preso no passado. A página principal ainda traz como manchete uma notícia de 8 de outubro de 2024, com o ex-governador Reinaldo Azambuja — hoje filiado ao PL — em destaque. O conteúdo celebra o crescimento do partido no Estado, citando 44 prefeitos tucanos e o comando de 56% dos municípios, números que já não refletem a atual configuração política.

Contenção de gastos – Na última semana, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), prorrogou pela segunda vez o decreto de corte de gastos, válido agora até 31 de dezembro. Ela não soube precisar quanto será economizado, mas disse ao Campo Grande News no sábado que a medida será mantida “o quanto for necessário”. O decreto, publicado em março, suspende novas contratações, pagamento de gratificações e concessão de diárias a servidores.

Laico – A inclusão do evento “Culto da Cidade” na programação oficial de aniversário de Bonito, realizada na Praça da Liberdade no dia 3 de outubro, gerou críticas nas redes sociais. Moradores e artistas locais questionaram o uso de espaço público para uma celebração religiosa específica, apontando desrespeito ao princípio da laicidade do Estado.

Pluralidade – A artista Izabele Sovernigo publicou uma nota de repúdio, afirmando que a ação “ignora a pluralidade cultural da cidade” e causa “sensação de invisibilidade” entre pessoas de outras crenças ou sem religião. Ela também destacou que artistas locais enfrentam dificuldades para ocupar o mesmo palco com apresentações culturais.

Solenidade – O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) realiza nesta segunda-feira (6), às 16h, a inauguração das Sessões de Julgamento da Turma Regional de Mato Grosso do Sul, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A nova unidade vai julgar processos da Justiça Federal de MS, com foco em temas previdenciários, ambientais e ligados a populações tradicionais, ampliando o acesso da população à segunda instância. A primeira sessão ocorre na terça, às 14h, na sede da Justiça Federal no Parque dos Poderes.