Evento VIP de Riedel com PP deve render filiações hoje
Filiações - O governador Eduardo Riedel (PP) tem compromisso neste sábado com prefeitos e vices do Progressistas. Será uma palestra restrita, no Hotel Deville, prevista para reunir cerca de 50 pessoas entre 9h e meio-dia. O tema é “O papel de Mato Grosso do Sul no Brasil e do Brasil no mundo”, com enfoque no protagonismo dos municípios no desenvolvimento. Nos bastidores, a expectativa é que o encontro também abra espaço para filiações ao partido. Há prefeitos interessados em antecipar a entrada.
Memória curta - Ao contrário do que disseram o governador e o presidente paraguaio Santiago Peña, não é verdade que Dourados recebeu um chefe de Estado vizinho pela primeira vez. Juan Carlos Wasmosy esteve pelo menos três vezes na cidade, em 1998. Ele passou dois dias na cidade, com agenda cheia organizada pela prefeitura. E, sim, chegou até a pernoitar na cidade.
Agenda grande - Além da inauguração da Praça Paraguaia, o então presidente do Paraguai veio acompanhar a Orquestra Sinfônica de seu país, trouxe uma nova imagem da Virgem de Caacupé para substituir a anterior, danificada por vândalos, e ainda participou da posse de Braz Melo como vice-governador de Wilson Barbosa Martins.

Irmãos siameses - Riedel e Peña passaram os últimos dias grudados, visitando 5 municípios do Estado. Na nova visita a Mato Grosso do Sul, o presidente do Paraguai fez questão de enaltecer a parceria com o governador. Disse que a relação vai além da formalidade entre chefe da Nação e gestor estadual: “Não como presidente e governador, mas como companheiros, como parceiros”.
Elogio de tabela - A declaração veio acompanhada de elogios vindos até de empresários. Segundo o presidente, o dono da JBS afirmou nunca ter trabalhado com alguém como Riedel. Em tom de reconhecimento pouco comum na política, completou: “Muitas vezes somos generosos para criticar, mas mesquinhos para reconhecer. Hoje quero reconhecer a sua amizade e tudo o que você tem feito para que Paraguai e Brasil, especialmente Mato Grosso do Sul, possam se desenvolver juntos”.
Samba, tango e polca- O presidente paraguaio também mencionou como o país já se influenciou pelos países vizinhos, fazendo uma analogia com as músicas, citando que já tiveram que dançar o samba e o tango, mas agora é hora de dançar a polca, remetendo à sua tradição musical, ao falar sobre o fortalecimento da economia do Paraguai e o desejo de se tornar a economia mais competitiva.
Mais dinheiro - Outro pedaço da cidade vai para o martelo: a Prefeitura de Campo Grande homologou o leilão de um terreno de 301,9 m² na Chácara Cachoeira, resultado do desdobro da Rua Jeribá. O lote, registrado sob matrícula nº 238.781, foi arrematado por Paulo Luiz Menegazo Junior, conforme publicação no Diário Oficial. É mais um imóvel da lista de áreas públicas que a gestão Adriane Lopes (PP) tem colocado à venda para reforçar o caixa do município.
Limpa nome - O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), levou uma consulta ao Tribunal de Contas para esclarecer como o município pode dar baixa em dívidas tributárias já prescritas. A dúvida envolve desde a necessidade de lei específica até se esse procedimento pode ser considerado renúncia de receita pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O pedido foi aceito pelo TCE e agora está nas mãos do conselheiro Waldir Neves, que vai relatar o caso. Entre os colegas de política, a leitura é de que Marçal busca respaldo técnico para organizar as contas da prefeitura sem sustos futuros.
Corrida dos Poderes - Com expectativa de público de 8 mil pessoas, a 3ª Corrida dos Poderes terá atenção especial à segurança e à logística. Para alinhar estratégias, organizadores se reuniram com representantes da Polícia Legislativa, Polícia Militar, Ciptran e Detran-MS. O evento, marcado para 25 de outubro no Parque dos Poderes, em Campo Grande, contará com dois pórticos de largada, cem metros de dispersão para cada percurso, apoio médico em dois pontos, ambulância, banheiros químicos e fechamento de vias com apoio policial.