Depois do vídeo, visitamos a casa que o modelo reformou para mãe
Com a varanda reformada, hoje dona Neusa curte momentos de paz olhando o jardim de sua casa
Depois da repercussão do vídeo em que o modelo Lucas Kawali mostrou a casa da mãe em reforma, o Lado B foi conhecer de perto o lugar que se transformou em símbolo de persistência e afeto para o modelo e para a família. Encontramos a mãe, Neusa Epifânio de Castro de Almeida, 58 anos, e o irmão mais velho, Victor Epifânio de Almeida, 32 anos, que hoje cuida dela no dia a dia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A pedido de Lucas, optamos por não mostrar em imagens todos os detalhes da residência neste momento. O modelo preferiu preservar a intimidade da família e explicou que, quando a reforma estiver completamente finalizada, vai abrir as portas da casa por completo.
Lucas já voltou para a China, onde cumpre mais um contrato para juntar o dinheiro que falta e concluir a obra. Mas deixou para trás muito mais que paredes novas, deixou a concretização de um sonho de infância.
“Esse sempre foi o sonho da minha vida, poder dar um lugar melhor pra minha mãe. Eu nasci ali, cresci ali, foi onde minha avó criou os filhos. É a realização da minha vida”, disse o modelo em entrevista ao Lado B por telefone.

A residência, que já abrigou 16 pessoas da família durante a infância dos irmãos, foi praticamente refeita. No lugar da antiga construção pequena e abafada, agora há quatro quartos, dois banheiros, sala ampla, cozinha, varanda e garagem.
Victor, engenheiro civil, foi quem desenhou o projeto. “Antes não tinha varanda, minha mãe ficava sentada no sol. Hoje tem um espaço fresco, onde ela passa o dia na cadeira, olhando a rua. É a realização de um sonho meu e do meu irmão”, afirma.
A obra custou cerca de R$ 150 mil e levou um ano para ficar pronta. O dinheiro foi enviado por Lucas, que passou cinco anos guardando recursos, quatro deles em trabalhos na China.
O processo não foi fácil. Neusa sofreu dois AVCs em dois anos e convive com esquizofrenia desde o nascimento do caçula. “Durante a reforma, ela ficou três meses internada. Foi desafiador conciliar hospital e obra, enquanto o Lucas trabalhava fora para mandar o recurso”, lembra Victor.

A mãe reconhece as mudanças e se apega às pequenas rotinas. “Era uma casinha pequena antes. Fui feliz lá também. Agora gosto de lavar uma louça, fazer uma coisinha e depois sentar na cadeira. Vejo foto do Lucas no celular quando ele mostra. Sinto saudade”, conta Neusa, com simplicidade.
O desejo de reformar a casa acompanhou Lucas desde a adolescência, quando ainda trabalhava como pintor antes de ser descoberto como modelo. Ele admite que demorou para dividir essa parte pessoal com o público.
“Eu só resolvi postar agora porque antes só usava meu Instagram para o lado profissional. Tinha medo desse mundo da moda, de alguém não gostar de eu mostrar minha vida. Um medo besta. Mas chegou um momento que pensei: estou na moda e vou mostrar sim a minha vida”, diz.
Agora, o projeto continua. “Não conseguimos terminar a casa por completo por falta de dinheiro, mas estou aqui na China em contrato de três meses justamente para isso. O maior desafio é sempre a saudade da minha mãe e do meu irmão, que está sempre cuidando dela. Faço o máximo que posso para dar o melhor a eles”.
Com o terreno de 12x36 metros, a família ainda sonha em estender a reforma para a casa da tia, vizinha ao lado, que enfrenta os mesmos problemas de saúde da mãe. Mas, por enquanto, celebram o que já foi conquistado: um espaço fresco, ventilado, adaptado às necessidades de Neusa.
Victor, que desde os 18 anos assumiu a responsabilidade da família, resume: “É um sonho. O que conseguimos não tem preço. Escolhi ficar com minha mãe e agradeço que, mesmo com tanta dificuldade, deu certo”.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.