ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Feira Literária terá Júlio Maria, biógrafo de Ney Matogrosso e Elis Regina

Por Thailla Torres | 13/08/2025 10:07
Feira Literária terá Júlio Maria, biógrafo de Ney Matogrosso e Elis Regina
Júlio Maria, autor da biografia Nada será como antes, sobre Elis Regina, vencedora do Prêmio APCA

A Feira Literária de Bonito (FLIB), que chega à sua nona edição entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, anunciou os primeiros nomes confirmados: escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas convidados de outros estados que irão integrar a programação oficial.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Feira Literária de Bonito (FLIB) anunciou os primeiros convidados para sua nona edição, que ocorrerá de 17 a 21 de setembro na Praça da Liberdade. Entre os confirmados estão o jornalista Júlio Maria, biógrafo de Elis Regina, a escritora Keka Reis, finalista do Prêmio Jabuti, e os quadrinistas Sirlene Barbosa e João Pinheiro, autores da biografia em quadrinhos de Carolina Maria de Jesus.O evento, que terá como tema "Literatura: a autoria, a arte e a vida", contará também com a participação da socióloga Ana Cristina Braga Martes, da escritora Aline Bei, do poeta Henrique Rodrigues, do poeta Gustavo de Castro e da escritora Andressa Marques. A FLIB homenageará Carolina Maria de Jesus e Flora Egídio Thomé. A programação completa estará disponível no site flibonito.com.

Entre os confirmados está Keka Reis, roteirista e escritora finalista do Prêmio Jabuti em 2018 e 2019, autora dos livros O dia em que a minha vida mudou e sua continuação, publicados pela Seguinte. Também participa o jornalista e crítico musical Júlio Maria, autor da biografia Nada será como antes, sobre Elis Regina, vencedora do Prêmio APCA.

A literatura em quadrinhos estará representada por Sirlene Barbosa, professora e pesquisadora, e pelo quadrinista João Pinheiro. Juntos, eles assinam Carolina, biografia em HQ de Carolina Maria de Jesus, além de outros trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Carolina Maria de Jesus é uma das homenageadas do evento em 2025.

A lista também traz a socióloga e romancista Ana Cristina Braga Martes, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024; e a escritora Aline Bei, vencedora do mesmo prêmio em 2018 e autora de obras marcantes como O Peso do Pássaro Morto e A Pequena Coreografia do Adeus.

Outro nome confirmado é o poeta, cronista e gestor cultural Henrique Rodrigues, finalista do Jabuti e patrono de salas de leitura no Rio de Janeiro. O poeta e professor da UnB Gustavo de Castro, especialista na obra de Manoel de Barros e coordenador do projeto Biocom, também marcará presença. Completa o grupo a escritora e professora Andressa Marques, vencedora do concurso Toca Literária com o romance A construção.

Para a curadora da FLIB, Maria Adelia Menegazzo, a confirmação desses nomes reforça o compromisso do evento com a diversidade literária: “A presença de autores de diferentes estilos, origens e trajetórias enriquece o diálogo com o público e amplia as possibilidades de reflexão e encantamento que a literatura nos oferece”.

A relação completa de autores já está disponível no site flibonito.com, onde em breve será publicada também a programação completa do evento.

Neste ano, o tema central da feira será “Literatura: a autoria, a arte e a vida”, com foco nas obras que partem da experiência pessoal para a criação literária. Autobiografias, autoficções, diários e biografias serão o eixo das discussões, destacando a força da narrativa individual como instrumento de interpretação e transformação da realidade. A edição de 2025 homenageia duas figuras essenciais para a literatura brasileira e sul-mato-grossense: Carolina Maria de Jesus e Flora Egídio Thomé.

A FLIB 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. Desde a publicação do Decreto-Lei Estadual nº 6.457, de 11 de agosto de 2025, a feira integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A organização é da Bolt Realizações, com realização do Instituto Ìmòlé.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.