Pontos turísticos de Campo Grande viram livro ilustrado para pintar
Projeto assinado por artistas valoriza patrimônio cultural com 15 cenas para imprimir ou pintar no tablet
No embalo dos 126 anos de Campo Grande, dois artistas visuais transformaram história e o amor pela cidade em arte interativa. O projeto “Colorindo Campo Grande-MS”, criado por Elvis Martins, o Krelviz, e Leonn Gondin, reúne 15 ilustrações de locais símbolos da Capital, como a Morada dos Baís, Praça das Araras e o Mercadão Municipal, em um e-book que pode ser impresso ou colorido direto no tablet.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A proposta é simples, criativa e tem objetivo de levar o público a revisitar a cidade com outros olhos, explorando sua arquitetura e memória afetiva enquanto dá vida às ilustrações. Elvis conta que a vontade de criar algo que aproximasse a população da própria história não surgiu agora.
“Já era um desejo antigo que eu tinha. O que me motivou mesmo foi eu ter ingressado na faculdade de artes visuais. Sempre gostei muito de desenhar desde a infância e sentia falta de obras que comunicassem com a nossa população, de forma mais direta, aproveitando os recursos tecnológicos modernos que temos hoje”, explica.
A pressa para lançar no aniversário da cidade fez com que os artistas recorressem à ajuda da inteligência artificial para otimizar o trabalho. “Normalmente demoraria um mês para fazer cada ilustração, mas conseguimos reduzir esse tempo. Depois corrigimos falhas e ajustamos detalhes para ficar o mais bonito possível”, destaca.
Leonn Gondin já tinha experiência em projetos culturais voltados ao público infantil, como o livro ilustrado lançado em 2015 que apresentava aspectos do patrimônio, folclore e culinária de Campo Grande às escolas da rede municipal.
“Eu sentia uma carência de material sobre a cultura sul-mato-grossense em linguagem acessível para as crianças. Esse projeto é uma forma de continuar esse trabalho, mas com uma pegada mais interativa e atual”, avalia.
Para ele, a Morada dos Baís é a ilustração mais especial entre as que fazem parte do projeto. “Acho uma construção magnífica, muito histórica, que fala sobre Campo Grande. Foi uma das que mais gostei de fazer”, conta.
Além de um passatempo, o e-book é um convite para redescobrir a cidade. “A pessoa pode imprimir, levar os filhos para visitar os pontos turísticos, observar as cores reais e pintar depois. É uma experiência diferente sobre a história de Campo Grande”, sugere Elvis.
Com a primeira edição lançada, os artistas já planejam uma segunda versão ainda mais completa, e até uma impressa em parceria com uma editora local.
O livro está disponível para envio no WhatsApp. (Clique aqui e acesse o link para solicitar).
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.