ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 15º

Consumo

Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados

Hidratação e armazenamento correto são dicas para preservar evitar o fim das suas peças favoritas

Por Natália Olliver | 02/07/2025 06:34
Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados
Elison da Silva Môro ensina como hidratar o couro de sapatos no inverno (Foto: Juliano Almeida)

Sabe quando o frio chega e a gente vai revirar o guarda-roupa atrás daquela bota ou jaqueta de couro que ficou guardada o ano inteiro? Nessas horas, elas voltam a ser parte do nosso dia a dia, ou pelo menos tentam. O problema é que, muitas vezes, as peças estão pedindo socorro, ressecadas ou até descascando. Mas afinal, como evitar isso?

Para te ajudar na tarefa, o Lado B convidou o sapateiro Elison da Silva Môro, que compartilhou dicas práticas de como cuidar, conservar e recuperar os itens de couro. Ele ressalta que é possível salvar as peças, mas que é preciso agir assim que começam a aparecer os primeiros sinais de que o material está mal cuidado.

Muita gente esquece que o couro, assim como a pele, também precisa de cuidados especiais nessa época do ano. O ressecamento causado pelas baixas temperaturas pode comprometer a aparência e até a durabilidade das peças, segundo ele.

Elison garante que cuidar de roupas e sapatos de couro não precisa ser complicado. Com alguns cuidados simples, é possível conservar as peças por muito mais tempo. Mas atenção: os produtos e métodos mudam de acordo com o tipo de couro.

“Nessa época do ano aumenta muito a procura. Mexo com a parte de pintura e hidratação há pouco mais de dois anos e conserto desde 2016. O couro que é couro mesmo não descasca. O couro liso é o principal material que trabalhamos e o mais fácil de arrumar. Sempre utilizamos um creme com silicone de acordo com a cor da peça. A hidratação, como chamamos, serve para evitar que o couro fique ressecado e possa vir a rachar.”

Segundo ele, quando não tem a cor exata, o creme precisa ser cor natural, que funciona bem. O couro nobuck e camurça, apesar de parecidos, não são iguais. O nobuck é mais liso em comparação ao camurça.

“Não usamos cremes de couro neles por conta do acabamento final. Recentemente comecei a usar palha de aço para melhorar um pouco a aparência deles. Dessa forma, é possível desgastar um pouco sua superfície de forma mais uniforme.”

Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados
Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados
Hidratação e armazenamento correto são dicas para preservar evitar o fim das peças(Foto: Juliano Almeida)

Como começar

A limpeza é o primeiro ponto. Mas Elison comenta que não é uma regra, depende de quanto o calçado está danificado.

“Se for sujeira superficial, não tem muito problema. Eu prefiro sempre limpar antes, quando aparece algum, para hidratar. Eu geralmente utilizo o Veja mais para tirar as impurezas, porque esse tipo de produto não é tão forte a ponto de danificar a superfície do couro. Dependendo do que se utiliza, pode acabar danificando e removendo um pouco da pintura. Não precisa esfregar muito, o que for sujeira superficial vai sair.”

Depois vem a parte de hidratação, que é feita com um creme de silicone. Para aplicar, sempre utilize uma esponja, molhe um pouquinho no hidratante e aplique na peça. Ele pode ser usado em qualquer peça de couro liso. Na hora de aplicar, é importante fazer isso em círculo ou reta, desde que preencha toda a superfície. O recomendado é passar o hidratante e esperar alguns minutos para ele poder secar.

“É preciso deixar o hidratante agindo por pelo menos uns dez minutinhos antes de lustrar. Eu já fiz o teste e dá um brilho um pouco melhor dessa forma. Eu sempre tomo cuidado para pegar até as bordinhas, às vezes alguma costura de uma peça ou outra, para preencher tudo ali, para depois ficar um acabamento melhor.”

Quando o assunto é lustrar, dá para usar tanto um pano quanto uma escovinha de cerdas macias. É ela que vai puxar o brilho e tirar um pouco o excesso do produto.

“Uma coisa que dá pra perceber quando a peça está estragando, não só pela aparência no brilho, é que a peça geralmente fica um pouco mais dura. Isso dá para ver melhor com bolsas e jaquetas.”

De quanto em quanto tempo é preciso hidratar

Elison explica que não existe uma regra quanto a isso e que vai depender do estado e do uso do material.

“Eu diria que, se é uma peça que não se utiliza tanto, seria uns três meses para apresentar danos, mas isso depende de cada caso.  Ás vezes dá aquela marca de uso, uma desgastada aqui e ali e para dar uma melhoradinha, a gente hidrata.”

Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados
Quando o frio chega, o couro "sofre": saiba como proteger seus calçados
Dicas também servem para bolsas e jaquetas de couro (Foto: Juliano Almeida)

Como evitar?

Ele também dá algumas dicas de como evitar que as peças estraguem mais fácil. Na lista aparecem cuidados com o sol e chuva, como não deixar as peças expostas por muito tempo; hidratar o couro regularmente e armazenar corretamente em locais com ventilação. No caso das roupas, é ideal deixá-las penduradas em um cabide adequado. Já no caso dos sapatos, mantê-los em locais abertos. O indicado é tirá-los da caixa.

Por último, evitar o contato com abrasivos que possam arranhar ou danificar a superfície do couro. “Acontece com roupa de frio. Além das roupas ficarem duras se não hidratar, ela fica com mofo. Se deixar o guarda-roupa fechado, vai acontecer isso de novo. Não perde a peça, mas aconselho sempre deixar em locais mais arejados. O sapato também precisa estar exposto à circulação de ar.”

A peça velha também tem jeito?

Quando o material está descascando, pode ligar o sinal de alerta, porque, segundo o profissional, a peça não é couro legítimo. Mas os pequenos danos causados pelo tempo e falta de manutenção podem ter conserto.

“Dependendo do dano, dá pra reparar se não for nada profundo. Dá para passar o hidratante e, esfregando, vir com a escova para dar uma disfarçada. Eu geralmente recomendo a pintura e a hidratação. Quando descasca, geralmente não é couro. É ecológico ou sintético. Aí não tem o que fazer.”

Outra coisa que ele orienta é não lavar o couro, mas, caso o cliente queira, isso precisa ser feito da maneira correta.

“A gente recomenda lavagem a seco. Quando ele fica úmido, é importante lembrar de sempre secar na sombra, nunca no sol. Se colocar, ele fica duro, e aí é quando estraga e não tem mais o que fazer. Ele encolhe e retorce, pode passar o hidratante que não resolve. Importante, sempre que lavar, evitar de estragar, senão pode esfolar e danificar a pintura. Eu não recomendo lavar, e se for lavar, que seja a seco. Prefiro usar um pano úmido só para tirar sujeira.”

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias