Fernanda ensina povo a economizar e viajar pelo Brasil sem medo
Em suas redes sociais, fotógrafa ajuda a montar roteiros e economizar por conta própria
Apaixonada por boas histórias para contar e com o dom de registrá-las através das câmeras, a fotógrafa Fernanda Götz, de 41 anos, decidiu começar a compartilhar suas andanças pelo Brasil em vídeos documentais.
Inicialmente, a ideia era criar uma “estante virtual” para guardar as memórias das viagens, permitindo que o filho pudesse acessá-las no futuro. No entanto, Fernanda enxergou nos vídeos um potencial para ajudar outras pessoas a conhecerem o Brasil.
O principal objetivo, de acordo com a fotógrafa, é encorajar pessoas que têm medo de viajar por conta própria, sem depender de uma agência de turismo como intermediária. Dessa forma, ela ensina a montar roteiros independentes e ajuda a perder o receio de pegar a estrada.
Outro ponto importante do canal é que ele também é destinado às pessoas que não têm muito dinheiro para investir em uma viagem. Fernanda compartilha dicas de como economizar e viajar com um orçamento mais enxuto – e com criança a bordo.
“O canal é para aqueles que entendem que o mundo é o nosso quintal, e ele é bem grande. E também é para aqueles que já não podem mais viajar, por motivos de idade, saúde, trabalho ou qualquer outro motivo, mas que adoram uma boa história e viajam com a gente”, diz.
Por lá, eles compartilham dicas econômicas de hotéis, lugares para comer, os melhores passeios, e Fernanda garante ser sincera quando algum lugar não agrada.
Além disso, a família aproveita para contar a história dos lugares, destacando curiosidades e destinos menos conhecidos. “Quando você conhece a história, você passa a ter outra visão sobre o destino visitado, a cultura, os costumes. Toda viagem é um grande aprendizado”, diz.
De acordo com Fernanda, o foco das viagens em família são destinos brasileiros. Fernanda detalha que, trabalhando com a fotografia, consegue organizar a agenda e se programar para viajar. O maior desafio mesmo é conciliar a agenda de trabalho do marido e a escola do filho, pois algumas viagens costumam ser longas, durante até um mês.
Junto com ela, viaja o esposo e o filho de 11 anos do casal, que praticamente ‘nasceu’ com o pé na estrada.
“Ele nos acompanha nas viagens desde os 3 meses de idade. É sempre muito gratificante poder mostrar tanta diversidade cultural a ele, levá-lo pra aprender e conhecer pessoalmente o que ele só veria nos livros de história. Em agosto levamos ele pra conhecer uma mina de ouro, em Ouro Preto, e aprender mais sobre a escravidão no Brasil”, compartilha a fotógrafa.
A família tem um carinho muito especial pelo Estado de Minas Gerais, pela cultura, gastronomia, história, paisagens e o povo mineiro. “É sempre um destino que nos surpreende, Minas Gerais mora no meu coração”.
Além disso, o trio também já fez inúmeras viagens explorando o interior dos Estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Os planos para agora, segundo Fernanda, é voltar ao Nordeste, mais especificamente ao Rio Grande do Norte, para visitar destinos que estão fora dos ‘holofotes’.
“É para mostrar que o Rio Grande do Norte vai muito além de Natal e Pipa, para sair daquele roteiro 'turistão' que todo mundo faz, iremos mostrar lugares incríveis por todo o Estado: castelo, serras, nascente de rio, engenhos históricos, praias pouco exploradas, vai ter um pouco de tudo nesse novo projeto”, destaca.
De olho nas dicas
De acordo com Fernanda, o segredo é a organização: se planejar com algum tempo de antecedência, para conseguir bons descontos.
Depois disso, é necessário se dedicar às pesquisas. "Pesquise os principais pontos turísticos do local, organize dia a dia quais passeios vai fazer pra saber quantos dias são necessários para sua viagem'', orienta.
Após decidir o destino, é hora de planejar como chegar lá. A dica para se organizar financeiramente é começar pagando pelas passagens ou pelo aluguel de carro.
Depois, Fernanda orienta a começar a procurar, agendar e já começar a pagar a hospedagem. “Vá eliminando despesas e pagando tudo que puder com antecedência, pra não acumular todas os gastos no mês das viagens. Depois, vá pagando os passeios”.
E por último, e talvez mais importante, Fernanda aconselha que, “ficar esperando as condições perfeitas, você nunca faz nada”,
“Juntar dinheiro pra viajar é muito mais difícil do que ir pagando aos poucos, todo mês, assim você já se compromete com aquelas despesas e a viagem vai se tornando cada vez mais real”, finaliza.
Quem quiser acompanhar Fernanda, seu perfil no Instagram é o @fernanda_gotz. Ela e a família também produzem conteúdo para o YouTube. Para assistir, basta clicar aqui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: