ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Bioparque registra reprodução inédita de cascudo da Serra da Bodoquena

A espécie é a 84ª reprodução registrada no aquário, das quais 20 são inéditas no mundo e 15 no Brasil

Por Izabela Cavalcanti | 27/02/2025 07:55
Bioparque registra reprodução inédita de cascudo da Serra da Bodoquena
Nova espécie de cascudo da Serra da Bodoquena, reproduzido no Bioparque Pantanal (Foto: Heriberto Gimênes Junior)

O Bioparque Pantanal registrou a reprodução inédita de uma nova espécie de cascudo da Serra da Bodoquena. O resultado faz parte do Projeto “Cascudos do Brasil”, do programa de reprodução do CCPN (Centro de Conservação de Peixes Neotropicais).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, registrou a reprodução inédita de uma nova espécie de cascudo da Serra da Bodoquena, como parte do Projeto "Cascudos do Brasil". Esta é a 84ª reprodução no local, com 20 inéditas no mundo e 15 no Brasil. Os seis filhotes nascidos serão estudados quanto à nutrição e desenvolvimento. A diretora Maria Fernanda Balestieri destaca que o Bioparque possui o maior acervo de cascudos do mundo, com 106 espécies de diversos biomas brasileiros, consolidando-se como referência global na conservação e pesquisa de cascudos.

A espécie é a 84ª reprodução registrada no local, das quais 20 são inéditas no mundo e 15 no Brasil. Os seis filhotes que nasceram em janeiro deste ano serão estudados em seus aspectos nutricionais e desenvolvimento.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que o aquário detém o maior acervo de cascudos do mundo.

“São 106 espécies provenientes de diversos biomas brasileiros. O Bioparque Pantanal consolida sua posição como referência global na conservação de cascudos do País. Sendo assim, o registro de mais uma reprodução inédita em ambiente controlado mostra o potencial do Bioparque em relação à conservação aliada à pesquisa”, pontuou.

A primeira vez que a espécie foi vista foi em junho de 2024, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), durante uma expedição voltada à coleta do cascudo-cego-das-cavernas (Ancistrus formoso), nas nascentes do rio Formoso, em Bonito.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias